Diante do contexto social atual, surgem novas necessidades e competências a serem estimuladas e desenvolvidas nos cidadãos do futuro. No contexto escolar, a aprendizagem imersiva oferece oportunidades para os alunos se envolverem mais profundamente com o conteúdo de aprendizado por meio de tecnologias como realidade virtual, simulações e jogos educacionais. Nesse contexto, este artigo nasce com a proposta de analisar como as metodologias imersivas podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática, trazendo o contexto de como as tecnologias estão presentes no cotidiano dos alunos. O termo imersivo, no campo educacional, se refere em colocar o aprendiz no centro da experiência do aprendizado, dessa forma, as Metodologias Imersivas referem-se a abordagens de ensino que proporcionam aos alunos experiências interativas, práticas e dinâmicas sobre o conteúdo ensinado. A partir disso o artigo utilizou de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo tendo como principal referência experiências aplicadas em sala de aula com alunos de uma instituição de ensino de Belém com práticas imersivas e realidade virtual. Para fortalecer a pesquisa foram utilizados como base teórica autores como Woong E Ahn (2022); Trimi, Lee E Kang (2011); Mehigan e Pitt (2000). Após a prática em sala de aula, foi possível observar uma melhora significativa na proficiência dos alunos a partir de avaliações diagnósticas e de avaliações de desempenho. Durante o processo de pesquisa, também foi possível analisar as dificuldades para a inserção da metodologia nas escolas, tendo como principal barreira a falta de recursos. A partir da pesquisa, foi possível visualizar como as metodologias imersivas podem contribuir positivamente para o ensino, trazendo novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem.