LINGUAGEM, VIÉS E PERCEPÇÃO SOCIAL: O LETRAMENTO MIDIÁTICO NAS ESCOLAS PARA DESMITIFICAR A IMPARCIALIDADE DAS NARRATIVAS DA MÍDIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111583 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3828 "inscrito_id" => 11424 "titulo" => "LINGUAGEM, VIÉS E PERCEPÇÃO SOCIAL: O LETRAMENTO MIDIÁTICO NAS ESCOLAS PARA DESMITIFICAR A IMPARCIALIDADE DAS NARRATIVAS DA MÍDIA" "resumo" => "A linguagem jornalística se pretende imparcial e objetiva. Desse modo, a opinião do público que interage com o conteúdo veiculado pelas mídias de informação não seria manipulada por matérias tendenciosas e enviesadas. Por outro lado, entendemos que toda ação verbal é dotada de intencionalidade, logo busca influenciar o comportamento do interlocutor. Partindo deste princípio, o ideal de imparcialidade do discurso jornalístico pode ser questionado e o posicionamento do enunciador pode ser revelado pelas escolhas lexicais e estruturais adotadas. Por meio dos estudos da Argumentação e Linguagem e do Letramento Midiático, o presente trabalho propõe a análise de como as manchetes de veículos relevantes de informação como O Globo, Isto é, Revista Fórum, Terra e Folha de São Paulo foram elaboradas, de modo a construir o ethos do empresário Fernando Sastre, condutor de um carro da marca Porsche que colidiu com um carro e matou um motorista de aplicativo na Avenida Salim Farah Maluf, na zona leste da cidade de São Paulo na madrugada de 31/03/2024, para a identificação dos vieses e da consecutiva percepção social propositadamente moldada para o sujeito. Munidos dessa análise e alinhados às diretrizes da BNCC, pretendemos reiterar que é impreterível que as escolas implementem o letramento midiático, de modo a oferecer estratégias para que o aluno-leitor perceba as marcas textuais que revelam o posicionamento e a intencionalidade comunicativa dos enunciadores que poderão influenciar e moldar a opinião dele e faça uma leitura crítica dos conteúdos que acessa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11424_TB3828_27102024071656.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CÂNDIDO DA SILVA SANTOS MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "202414120001@pq.uenf.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111583 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3828 "inscrito_id" => 11424 "titulo" => "LINGUAGEM, VIÉS E PERCEPÇÃO SOCIAL: O LETRAMENTO MIDIÁTICO NAS ESCOLAS PARA DESMITIFICAR A IMPARCIALIDADE DAS NARRATIVAS DA MÍDIA" "resumo" => "A linguagem jornalística se pretende imparcial e objetiva. Desse modo, a opinião do público que interage com o conteúdo veiculado pelas mídias de informação não seria manipulada por matérias tendenciosas e enviesadas. Por outro lado, entendemos que toda ação verbal é dotada de intencionalidade, logo busca influenciar o comportamento do interlocutor. Partindo deste princípio, o ideal de imparcialidade do discurso jornalístico pode ser questionado e o posicionamento do enunciador pode ser revelado pelas escolhas lexicais e estruturais adotadas. Por meio dos estudos da Argumentação e Linguagem e do Letramento Midiático, o presente trabalho propõe a análise de como as manchetes de veículos relevantes de informação como O Globo, Isto é, Revista Fórum, Terra e Folha de São Paulo foram elaboradas, de modo a construir o ethos do empresário Fernando Sastre, condutor de um carro da marca Porsche que colidiu com um carro e matou um motorista de aplicativo na Avenida Salim Farah Maluf, na zona leste da cidade de São Paulo na madrugada de 31/03/2024, para a identificação dos vieses e da consecutiva percepção social propositadamente moldada para o sujeito. Munidos dessa análise e alinhados às diretrizes da BNCC, pretendemos reiterar que é impreterível que as escolas implementem o letramento midiático, de modo a oferecer estratégias para que o aluno-leitor perceba as marcas textuais que revelam o posicionamento e a intencionalidade comunicativa dos enunciadores que poderão influenciar e moldar a opinião dele e faça uma leitura crítica dos conteúdos que acessa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11424_TB3828_27102024071656.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CÂNDIDO DA SILVA SANTOS MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "202414120001@pq.uenf.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }