A linguagem jornalística se pretende imparcial e objetiva. Desse modo, a opinião do público que interage com o conteúdo veiculado pelas mídias de informação não seria manipulada por matérias tendenciosas e enviesadas. Por outro lado, entendemos que toda ação verbal é dotada de intencionalidade, logo busca influenciar o comportamento do interlocutor. Partindo deste princípio, o ideal de imparcialidade do discurso jornalístico pode ser questionado e o posicionamento do enunciador pode ser revelado pelas escolhas lexicais e estruturais adotadas. Por meio dos estudos da Argumentação e Linguagem e do Letramento Midiático, o presente trabalho propõe a análise de como as manchetes de veículos relevantes de informação como O Globo, Isto é, Revista Fórum, Terra e Folha de São Paulo foram elaboradas, de modo a construir o ethos do empresário Fernando Sastre, condutor de um carro da marca Porsche que colidiu com um carro e matou um motorista de aplicativo na Avenida Salim Farah Maluf, na zona leste da cidade de São Paulo na madrugada de 31/03/2024, para a identificação dos vieses e da consecutiva percepção social propositadamente moldada para o sujeito. Munidos dessa análise e alinhados às diretrizes da BNCC, pretendemos reiterar que é impreterível que as escolas implementem o letramento midiático, de modo a oferecer estratégias para que o aluno-leitor perceba as marcas textuais que revelam o posicionamento e a intencionalidade comunicativa dos enunciadores que poderão influenciar e moldar a opinião dele e faça uma leitura crítica dos conteúdos que acessa.