A psicomotricidade é uma ciência ligada à educação física, que visa estudar o corpo em movimento, e outros aspectos corporais, sendo essencial para desenvolvimento motor de crianças. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da psicomotricidade como ferramenta da educação física escolar no que concerne ao desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura seguida conforme a metodologia da declaração PRISMA. Os estudos analisados foram coletados através de um levantamento bibliográfico realizado no Google Acadêmico, na qual busca foi realizada a partir da combinação dos seguintes termos: educação infantil, psicomotricidade, desenvolvimento motor, pré-escolar. Os trabalhos resultados datavam de 2017 a 2023 e foram escolhidos para leitura na íntegra a partir de título e resumo, utilizando como critério de inclusão os artigos de intervenção na íntegra, trabalhos focados na educação infantil e como temática principal a psicomotricidade interligada à educação física. Através dos termos de busca, resultaram 745 trabalhos, nos quais 231 relacionavam-se com a temática, e desses, apenas 10 foram selecionados para análise de resultados. Diante dos trabalhos analisados, constatou-se evolução no desenvolvimento motor das crianças após sessões de atividades focadas na psicomotricidade como equilíbrio, lateralidade, ritmo e coordenação motora fina e ampla em fatores como consciência corporal; destreza motoras; autonomia; independência e a manipulação de objetos. Ademais, observou-se baixa capacitação docente sobre o tema psicomotricidade. Portanto, constatou-se a importância da realização de atividades baseadas na psicomotricidade nas práticas corporais para desenvolvimento motor de escolares da educação infantil, nesse sentido, também é possível destacar que a correta aplicação dos conceitos psicomotores pode desenvolver na criança a capacidade de independência motora, cognitiva e afetiva social. Além disso, foi analisado que a formação docente se encontra descapacitada sobre o tema psicomotricidade para a educação infantil.