A PSICOMOTRICIDADECOMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111496 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3700 "inscrito_id" => 11971 "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADECOMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS" "resumo" => "A psicomotricidade é uma ciência ligada à educação física, que visa estudar o corpo em movimento, e outros aspectos corporais, sendo essencial para desenvolvimento motor de crianças. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da psicomotricidade como ferramenta da educação física escolar no que concerne ao desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura seguida conforme a metodologia da declaração PRISMA. Os estudos analisados foram coletados através de um levantamento bibliográfico realizado no Google Acadêmico, na qual busca foi realizada a partir da combinação dos seguintes termos: educação infantil, psicomotricidade, desenvolvimento motor, pré-escolar. Os trabalhos resultados datavam de 2017 a 2023 e foram escolhidos para leitura na íntegra a partir de título e resumo, utilizando como critério de inclusão os artigos de intervenção na íntegra, trabalhos focados na educação infantil e como temática principal a psicomotricidade interligada à educação física. Através dos termos de busca, resultaram 745 trabalhos, nos quais 231 relacionavam-se com a temática, e desses, apenas 10 foram selecionados para análise de resultados. Diante dos trabalhos analisados, constatou-se evolução no desenvolvimento motor das crianças após sessões de atividades focadas na psicomotricidade como equilíbrio, lateralidade, ritmo e coordenação motora fina e ampla em fatores como consciência corporal; destreza motoras; autonomia; independência e a manipulação de objetos. Ademais, observou-se baixa capacitação docente sobre o tema psicomotricidade. Portanto, constatou-se a importância da realização de atividades baseadas na psicomotricidade nas práticas corporais para desenvolvimento motor de escolares da educação infantil, nesse sentido, também é possível destacar que a correta aplicação dos conceitos psicomotores pode desenvolver na criança a capacidade de independência motora, cognitiva e afetiva social. Além disso, foi analisado que a formação docente se encontra descapacitada sobre o tema psicomotricidade para a educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11971_TB3700_27102024224654.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FERREIRA BANDEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "g4brielfbandeira3@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111496 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3700 "inscrito_id" => 11971 "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADECOMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS" "resumo" => "A psicomotricidade é uma ciência ligada à educação física, que visa estudar o corpo em movimento, e outros aspectos corporais, sendo essencial para desenvolvimento motor de crianças. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da psicomotricidade como ferramenta da educação física escolar no que concerne ao desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura seguida conforme a metodologia da declaração PRISMA. Os estudos analisados foram coletados através de um levantamento bibliográfico realizado no Google Acadêmico, na qual busca foi realizada a partir da combinação dos seguintes termos: educação infantil, psicomotricidade, desenvolvimento motor, pré-escolar. Os trabalhos resultados datavam de 2017 a 2023 e foram escolhidos para leitura na íntegra a partir de título e resumo, utilizando como critério de inclusão os artigos de intervenção na íntegra, trabalhos focados na educação infantil e como temática principal a psicomotricidade interligada à educação física. Através dos termos de busca, resultaram 745 trabalhos, nos quais 231 relacionavam-se com a temática, e desses, apenas 10 foram selecionados para análise de resultados. Diante dos trabalhos analisados, constatou-se evolução no desenvolvimento motor das crianças após sessões de atividades focadas na psicomotricidade como equilíbrio, lateralidade, ritmo e coordenação motora fina e ampla em fatores como consciência corporal; destreza motoras; autonomia; independência e a manipulação de objetos. Ademais, observou-se baixa capacitação docente sobre o tema psicomotricidade. Portanto, constatou-se a importância da realização de atividades baseadas na psicomotricidade nas práticas corporais para desenvolvimento motor de escolares da educação infantil, nesse sentido, também é possível destacar que a correta aplicação dos conceitos psicomotores pode desenvolver na criança a capacidade de independência motora, cognitiva e afetiva social. Além disso, foi analisado que a formação docente se encontra descapacitada sobre o tema psicomotricidade para a educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11971_TB3700_27102024224654.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FERREIRA BANDEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "g4brielfbandeira3@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }