JOVENS INFRATORES E O AMBIENTE ESCOLAR: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO ATUAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109222 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 4707 "titulo" => "JOVENS INFRATORES E O AMBIENTE ESCOLAR: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO ATUAL" "resumo" => "A presente pesquisa faz uma busca sobre a inclusão de jovens infratores no sistema educacional, em detrimento aos fatores que determinam tanto a permanência, quanto a evasão escolar. Buscou-se no Estatuto da Criança e do Adolescente, entre os artigos 103 a 130, compreender e a distinguir os temas, indisciplina e ato infracional, com o propósito de identificar os direitos e deveres atribuídos à realidade dos jovens infratores. Dessa maneira, foram delimitadas as responsabilidades pertinentes ao seio familiar e ao acolhimento desses educandos nas instituições de ensino formal, na perspectiva do papel da escola como espaço de construção do conhecimento e de promoção da inclusão social e cidadania. A pesquisa foi fundamentada nos estudos realizados por autores como Aquino (1996), que aborda a indisciplina no âmbito educacional e as práticas do corpo docente, na proposta de estratégias que envolvam sua prevenção e gestão. Lima (2011), que focaliza na inclusão do menor infrator em condições de liberdade assistida, destacando a importância do trabalho pedagógico, em diferentes dimensões crítica aos aspectos punitivo e educativo, visando a reinserção social desses jovens. Alves (2006), que apresenta um olhar detalhado da complexidade do cotidiano escolar, destacando a inter-relação entre diversos fatores que contribuem para compreensão deste fenômeno. Freire (2000), que aborda questões fundamentais relacionando educação e política, e que promovam a criação de uma consciência crítica e uma prática educativa à libertação dos oprimidos. Os resultados apontam para a necessidade de abordagens abrangentes e interdisciplinares para lidar com a indisciplina escolar, considerando aspectos sociais, culturais e institucionais. Destacam a importância da prevenção precoce e intervenção, promovendo um ambiente acolhedor e programas socioemocionais. Enfatizam a participação de toda a comunidade escolar e propõem a promoção da cidadania e reinserção social, evidenciando a complexidade do tema e a importância de ações colaborativas para o desenvolvimento dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4707_TB514_26102024165403.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAM STERCHELE BARCELLOS" "autor_nome_curto" => "WILLIAM" "autor_email" => "profbarcellos77@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109222 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 4707 "titulo" => "JOVENS INFRATORES E O AMBIENTE ESCOLAR: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO ATUAL" "resumo" => "A presente pesquisa faz uma busca sobre a inclusão de jovens infratores no sistema educacional, em detrimento aos fatores que determinam tanto a permanência, quanto a evasão escolar. Buscou-se no Estatuto da Criança e do Adolescente, entre os artigos 103 a 130, compreender e a distinguir os temas, indisciplina e ato infracional, com o propósito de identificar os direitos e deveres atribuídos à realidade dos jovens infratores. Dessa maneira, foram delimitadas as responsabilidades pertinentes ao seio familiar e ao acolhimento desses educandos nas instituições de ensino formal, na perspectiva do papel da escola como espaço de construção do conhecimento e de promoção da inclusão social e cidadania. A pesquisa foi fundamentada nos estudos realizados por autores como Aquino (1996), que aborda a indisciplina no âmbito educacional e as práticas do corpo docente, na proposta de estratégias que envolvam sua prevenção e gestão. Lima (2011), que focaliza na inclusão do menor infrator em condições de liberdade assistida, destacando a importância do trabalho pedagógico, em diferentes dimensões crítica aos aspectos punitivo e educativo, visando a reinserção social desses jovens. Alves (2006), que apresenta um olhar detalhado da complexidade do cotidiano escolar, destacando a inter-relação entre diversos fatores que contribuem para compreensão deste fenômeno. Freire (2000), que aborda questões fundamentais relacionando educação e política, e que promovam a criação de uma consciência crítica e uma prática educativa à libertação dos oprimidos. Os resultados apontam para a necessidade de abordagens abrangentes e interdisciplinares para lidar com a indisciplina escolar, considerando aspectos sociais, culturais e institucionais. Destacam a importância da prevenção precoce e intervenção, promovendo um ambiente acolhedor e programas socioemocionais. Enfatizam a participação de toda a comunidade escolar e propõem a promoção da cidadania e reinserção social, evidenciando a complexidade do tema e a importância de ações colaborativas para o desenvolvimento dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4707_TB514_26102024165403.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAM STERCHELE BARCELLOS" "autor_nome_curto" => "WILLIAM" "autor_email" => "profbarcellos77@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }