Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOVENS INFRATORES E O AMBIENTE ESCOLAR: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO ATUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109222
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 514
    "inscrito_id" => 4707
    "titulo" => "JOVENS INFRATORES E O AMBIENTE ESCOLAR: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO ATUAL"
    "resumo" => "A presente pesquisa faz uma busca sobre a inclusão de jovens infratores no sistema educacional, em detrimento aos fatores que determinam tanto a permanência, quanto a evasão escolar. Buscou-se no Estatuto da Criança e do Adolescente, entre os artigos 103 a 130, compreender e a distinguir os temas, indisciplina e ato infracional, com o propósito de identificar os direitos e deveres atribuídos à realidade dos jovens infratores. Dessa maneira, foram delimitadas as responsabilidades pertinentes ao seio familiar e ao acolhimento desses educandos nas instituições de ensino formal, na perspectiva do papel da escola como espaço de construção do conhecimento e de promoção da inclusão social e cidadania. A pesquisa foi fundamentada nos estudos realizados por autores como Aquino (1996), que aborda a indisciplina no âmbito educacional e as práticas do corpo docente, na proposta de estratégias que envolvam sua prevenção e gestão. Lima (2011), que focaliza na inclusão do menor infrator em condições de liberdade assistida, destacando a importância do trabalho pedagógico, em diferentes dimensões crítica aos aspectos punitivo e educativo, visando a reinserção social desses jovens. Alves (2006), que apresenta um olhar detalhado da complexidade do cotidiano escolar, destacando a inter-relação entre diversos fatores que contribuem para compreensão deste fenômeno. Freire (2000), que aborda questões fundamentais relacionando educação e política, e que promovam a criação de uma consciência crítica e uma prática educativa à libertação dos oprimidos. Os resultados apontam para a necessidade de abordagens abrangentes e interdisciplinares para lidar com a indisciplina escolar, considerando aspectos sociais, culturais e institucionais. Destacam a importância da prevenção precoce e intervenção, promovendo um ambiente acolhedor e programas socioemocionais. Enfatizam a participação de toda a comunidade escolar e propõem a promoção da cidadania e reinserção social, evidenciando a complexidade do tema e a importância de ações colaborativas para o desenvolvimento dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4707_TB514_26102024165403.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAM STERCHELE BARCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAM"
    "autor_email" => "profbarcellos77@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109222
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 514
    "inscrito_id" => 4707
    "titulo" => "JOVENS INFRATORES E O AMBIENTE ESCOLAR: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO ATUAL"
    "resumo" => "A presente pesquisa faz uma busca sobre a inclusão de jovens infratores no sistema educacional, em detrimento aos fatores que determinam tanto a permanência, quanto a evasão escolar. Buscou-se no Estatuto da Criança e do Adolescente, entre os artigos 103 a 130, compreender e a distinguir os temas, indisciplina e ato infracional, com o propósito de identificar os direitos e deveres atribuídos à realidade dos jovens infratores. Dessa maneira, foram delimitadas as responsabilidades pertinentes ao seio familiar e ao acolhimento desses educandos nas instituições de ensino formal, na perspectiva do papel da escola como espaço de construção do conhecimento e de promoção da inclusão social e cidadania. A pesquisa foi fundamentada nos estudos realizados por autores como Aquino (1996), que aborda a indisciplina no âmbito educacional e as práticas do corpo docente, na proposta de estratégias que envolvam sua prevenção e gestão. Lima (2011), que focaliza na inclusão do menor infrator em condições de liberdade assistida, destacando a importância do trabalho pedagógico, em diferentes dimensões crítica aos aspectos punitivo e educativo, visando a reinserção social desses jovens. Alves (2006), que apresenta um olhar detalhado da complexidade do cotidiano escolar, destacando a inter-relação entre diversos fatores que contribuem para compreensão deste fenômeno. Freire (2000), que aborda questões fundamentais relacionando educação e política, e que promovam a criação de uma consciência crítica e uma prática educativa à libertação dos oprimidos. Os resultados apontam para a necessidade de abordagens abrangentes e interdisciplinares para lidar com a indisciplina escolar, considerando aspectos sociais, culturais e institucionais. Destacam a importância da prevenção precoce e intervenção, promovendo um ambiente acolhedor e programas socioemocionais. Enfatizam a participação de toda a comunidade escolar e propõem a promoção da cidadania e reinserção social, evidenciando a complexidade do tema e a importância de ações colaborativas para o desenvolvimento dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4707_TB514_26102024165403.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAM STERCHELE BARCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAM"
    "autor_email" => "profbarcellos77@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa faz uma busca sobre a inclusão de jovens infratores no sistema educacional, em detrimento aos fatores que determinam tanto a permanência, quanto a evasão escolar. Buscou-se no Estatuto da Criança e do Adolescente, entre os artigos 103 a 130, compreender e a distinguir os temas, indisciplina e ato infracional, com o propósito de identificar os direitos e deveres atribuídos à realidade dos jovens infratores. Dessa maneira, foram delimitadas as responsabilidades pertinentes ao seio familiar e ao acolhimento desses educandos nas instituições de ensino formal, na perspectiva do papel da escola como espaço de construção do conhecimento e de promoção da inclusão social e cidadania. A pesquisa foi fundamentada nos estudos realizados por autores como Aquino (1996), que aborda a indisciplina no âmbito educacional e as práticas do corpo docente, na proposta de estratégias que envolvam sua prevenção e gestão. Lima (2011), que focaliza na inclusão do menor infrator em condições de liberdade assistida, destacando a importância do trabalho pedagógico, em diferentes dimensões crítica aos aspectos punitivo e educativo, visando a reinserção social desses jovens. Alves (2006), que apresenta um olhar detalhado da complexidade do cotidiano escolar, destacando a inter-relação entre diversos fatores que contribuem para compreensão deste fenômeno. Freire (2000), que aborda questões fundamentais relacionando educação e política, e que promovam a criação de uma consciência crítica e uma prática educativa à libertação dos oprimidos. Os resultados apontam para a necessidade de abordagens abrangentes e interdisciplinares para lidar com a indisciplina escolar, considerando aspectos sociais, culturais e institucionais. Destacam a importância da prevenção precoce e intervenção, promovendo um ambiente acolhedor e programas socioemocionais. Enfatizam a participação de toda a comunidade escolar e propõem a promoção da cidadania e reinserção social, evidenciando a complexidade do tema e a importância de ações colaborativas para o desenvolvimento dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.