A IMPERCEPÇÃO BOT NICA E O USO DE KITS DIDÁTICOS BOT NICOS MULTISSENSORIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111264 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3362 "inscrito_id" => 7770 "titulo" => "A IMPERCEPÇÃO BOT NICA E O USO DE KITS DIDÁTICOS BOT NICOS MULTISSENSORIAIS" "resumo" => "As plantas sempre fizeram parte do cotidiano dos seres humanos, seja para fins alimentícios, medicinais e até mesmo religiosos. Entretanto, ainda hoje, observa-se o fenômeno denominado de Cegueira Botânica, ou mais atualmente, Impercepção Botânica, o qual se refere a não percepção das plantas presentes na vida cotidiana, sua importância e seus aspectos estéticos e biológicos. Acredita-se que, o fenômeno da Impercepção Botânica é intensificado e/ou mantido pelo ensino tradicional, descontextualizado e monótono referente aos conteúdos de Botânica no contexto da educação básica. Diante disso, este trabalho busca contribuir para desconstrução da Impercepção Botânica e a ressignificação de concepções sobre as plantas, promovendo a valorização do conhecimento botânico em seus aspectos biológicos, estéticos, econômicos, culturais e medicinais. O trabalho utiliza como estratégia a pesquisa-ação, através de observação participante. Estão sendo realizadas rodas de conversas, palestras e oficinas. Durante as atividades foi produzido um kit didático multissensorial botânico como estratégia para abordar diversos temas em botânica visando ampliar a percepção botânica no cotidiano do discente por meio dos sentidos (tato, olfato, visão e paladar). As ações estão sendo realizadas em escolas públicas de ensino fundamental e médio, no município de João Pessoa, Paraíba, e na Casa da Ciência UFPB, um espaço não-formal de ensino que articula pesquisa, ensino e extensão. Durante as abordagens os alunos têm demonstrado interesse em participar, respondendo aos questionamentos levantados pela equipe e expondo suas opiniões. Percebe-se que, o uso do kit como recurso didático tem sido positivo no estímulo ao conhecimento das plantas, à medida que oportuniza diálogo e troca de saberes, viabilizando a construção de novas habilidades e contribuindo para a redução da Impercepção Botânica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7770_TB3362_08042024221443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VICTÓRIA CORNÉLIO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "vitoriamaria1986@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111264 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3362 "inscrito_id" => 7770 "titulo" => "A IMPERCEPÇÃO BOT NICA E O USO DE KITS DIDÁTICOS BOT NICOS MULTISSENSORIAIS" "resumo" => "As plantas sempre fizeram parte do cotidiano dos seres humanos, seja para fins alimentícios, medicinais e até mesmo religiosos. Entretanto, ainda hoje, observa-se o fenômeno denominado de Cegueira Botânica, ou mais atualmente, Impercepção Botânica, o qual se refere a não percepção das plantas presentes na vida cotidiana, sua importância e seus aspectos estéticos e biológicos. Acredita-se que, o fenômeno da Impercepção Botânica é intensificado e/ou mantido pelo ensino tradicional, descontextualizado e monótono referente aos conteúdos de Botânica no contexto da educação básica. Diante disso, este trabalho busca contribuir para desconstrução da Impercepção Botânica e a ressignificação de concepções sobre as plantas, promovendo a valorização do conhecimento botânico em seus aspectos biológicos, estéticos, econômicos, culturais e medicinais. O trabalho utiliza como estratégia a pesquisa-ação, através de observação participante. Estão sendo realizadas rodas de conversas, palestras e oficinas. Durante as atividades foi produzido um kit didático multissensorial botânico como estratégia para abordar diversos temas em botânica visando ampliar a percepção botânica no cotidiano do discente por meio dos sentidos (tato, olfato, visão e paladar). As ações estão sendo realizadas em escolas públicas de ensino fundamental e médio, no município de João Pessoa, Paraíba, e na Casa da Ciência UFPB, um espaço não-formal de ensino que articula pesquisa, ensino e extensão. Durante as abordagens os alunos têm demonstrado interesse em participar, respondendo aos questionamentos levantados pela equipe e expondo suas opiniões. Percebe-se que, o uso do kit como recurso didático tem sido positivo no estímulo ao conhecimento das plantas, à medida que oportuniza diálogo e troca de saberes, viabilizando a construção de novas habilidades e contribuindo para a redução da Impercepção Botânica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7770_TB3362_08042024221443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VICTÓRIA CORNÉLIO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "vitoriamaria1986@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }