A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA OBSERVADA EM METODOLOGIAS APLICADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114322 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7759 "inscrito_id" => 19509 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA OBSERVADA EM METODOLOGIAS APLICADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES" "resumo" => "Todos os alunos que se desenvolvem em nível superior à média possuem altas habilidades/superdotação, podendo demonstrar essas características em diferentes esferas do conhecimento. Diante do exposto, o presente artigo visa entender qual a relação existente entre teoria e prática na aplicação das metodologias empregadas para a evolução de alunos com altas habilidades/superdotação, no Brasil, a fim de contribuir para o seu crescimento intelectual e social e, assim, torná-lo alguém atuante no meio em que está inserido. Este trabalho baseia-se em pesquisas bibliográficas e observações concretas em sala de aula, denominando-se, portanto, de pesquisa qualitativa. Para tornar viável uma compreensão do tema, definiram-se três objetivos específicos: comparar nomenclaturas derivadas de conceitos que explicam fenômenos das altas habilidades/superdotação; verificar os avanços constitucionais no que se refere à inclusão desses alunos no Brasil e apontar algumas metodologias empregadas para sua inclusão. Vale ressaltar que o artigo relata as atividades realizadas para o “Projeto Integrador”, o qual visa ao aprimoramento acadêmico dos graduandos em espaços diversificados e que é promovido pela Faculdade Adventista de Minas Gerais – FADMINAS. As atividades propostas foram realizadas pelos alunos do curso de Pedagogia, no Centro de Desenvolvimento de Potencial e Talento (CEDET). Ao longo desta pesquisa, observou-se que é de extrema relevância o respeito às potencialidades dos alunos que apresentam alta habilidades/superdotação e a importância de um espaço estruturado a fim de ampliar as possibilidades de inserção desse sujeito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19509_TB7759_14102024173717.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA DE OLIVEIRA ADÃO IZABEL" "autor_nome_curto" => "Vitória Adão" "autor_email" => "vivioliveira145@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114322 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7759 "inscrito_id" => 19509 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA OBSERVADA EM METODOLOGIAS APLICADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES" "resumo" => "Todos os alunos que se desenvolvem em nível superior à média possuem altas habilidades/superdotação, podendo demonstrar essas características em diferentes esferas do conhecimento. Diante do exposto, o presente artigo visa entender qual a relação existente entre teoria e prática na aplicação das metodologias empregadas para a evolução de alunos com altas habilidades/superdotação, no Brasil, a fim de contribuir para o seu crescimento intelectual e social e, assim, torná-lo alguém atuante no meio em que está inserido. Este trabalho baseia-se em pesquisas bibliográficas e observações concretas em sala de aula, denominando-se, portanto, de pesquisa qualitativa. Para tornar viável uma compreensão do tema, definiram-se três objetivos específicos: comparar nomenclaturas derivadas de conceitos que explicam fenômenos das altas habilidades/superdotação; verificar os avanços constitucionais no que se refere à inclusão desses alunos no Brasil e apontar algumas metodologias empregadas para sua inclusão. Vale ressaltar que o artigo relata as atividades realizadas para o “Projeto Integrador”, o qual visa ao aprimoramento acadêmico dos graduandos em espaços diversificados e que é promovido pela Faculdade Adventista de Minas Gerais – FADMINAS. As atividades propostas foram realizadas pelos alunos do curso de Pedagogia, no Centro de Desenvolvimento de Potencial e Talento (CEDET). Ao longo desta pesquisa, observou-se que é de extrema relevância o respeito às potencialidades dos alunos que apresentam alta habilidades/superdotação e a importância de um espaço estruturado a fim de ampliar as possibilidades de inserção desse sujeito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19509_TB7759_14102024173717.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA DE OLIVEIRA ADÃO IZABEL" "autor_nome_curto" => "Vitória Adão" "autor_email" => "vivioliveira145@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }