EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E SUSTENTABILIDADE: EXPERIÊNCIA DE BIORREMEDIAÇÃO NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SNCT
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111846 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4232 "inscrito_id" => 12644 "titulo" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E SUSTENTABILIDADE: EXPERIÊNCIA DE BIORREMEDIAÇÃO NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SNCT" "resumo" => "Este artigo descreve uma experiência educacional realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o objetivo de promover a alfabetização científica e a conscientização sobre sustentabilidade entre os alunos do ensino médio. A abordagem adotada envolveu a realização de experimentos práticos de biorremediação, com foco na remoção de metais pesados da água utilizando cascas de banana frescas. A metodologia incluiu uma introdução teórica seguida pela execução dos experimentos pelos próprios alunos, incentivando sua participação ativa e o desenvolvimento de habilidades cientifica. Os resultados obtidos demonstraram uma redução significativa na concentração de metais pesados na água, indicando a eficácia da abordagem. Foi identificado um aumento no interesse dos alunos pela ciência e pela sustentabilidade, além disso, observou-se um maior engajamento dos estudantes, evidenciando uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados, através do impacto positivo das atividades práticas no processo de aprendizagem. Este estudo destaca a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno para promover uma educação científica de qualidade, alinhada às demandas contemporâneas contribuem para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A integração entre teoria e prática, é essencial para estimular o pensamento critico e a resolução de problemas. Por fim, a interseção entre a ciência e a sustentabilidade, ressalta a importância de abordagens práticas e inovadoras no enfrentamento dos desafios ambientais globais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12644_TB4232_10062024223443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIANE ANTONIA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "ROSIANE" "autor_email" => "rosiane.cavalcanti2020@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111846 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4232 "inscrito_id" => 12644 "titulo" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E SUSTENTABILIDADE: EXPERIÊNCIA DE BIORREMEDIAÇÃO NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SNCT" "resumo" => "Este artigo descreve uma experiência educacional realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o objetivo de promover a alfabetização científica e a conscientização sobre sustentabilidade entre os alunos do ensino médio. A abordagem adotada envolveu a realização de experimentos práticos de biorremediação, com foco na remoção de metais pesados da água utilizando cascas de banana frescas. A metodologia incluiu uma introdução teórica seguida pela execução dos experimentos pelos próprios alunos, incentivando sua participação ativa e o desenvolvimento de habilidades cientifica. Os resultados obtidos demonstraram uma redução significativa na concentração de metais pesados na água, indicando a eficácia da abordagem. Foi identificado um aumento no interesse dos alunos pela ciência e pela sustentabilidade, além disso, observou-se um maior engajamento dos estudantes, evidenciando uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados, através do impacto positivo das atividades práticas no processo de aprendizagem. Este estudo destaca a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno para promover uma educação científica de qualidade, alinhada às demandas contemporâneas contribuem para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A integração entre teoria e prática, é essencial para estimular o pensamento critico e a resolução de problemas. Por fim, a interseção entre a ciência e a sustentabilidade, ressalta a importância de abordagens práticas e inovadoras no enfrentamento dos desafios ambientais globais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12644_TB4232_10062024223443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIANE ANTONIA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "ROSIANE" "autor_email" => "rosiane.cavalcanti2020@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }