Este artigo descreve uma experiência educacional realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o objetivo de promover a alfabetização científica e a conscientização sobre sustentabilidade entre os alunos do ensino médio. A abordagem adotada envolveu a realização de experimentos práticos de biorremediação, com foco na remoção de metais pesados da água utilizando cascas de banana frescas. A metodologia incluiu uma introdução teórica seguida pela execução dos experimentos pelos próprios alunos, incentivando sua participação ativa e o desenvolvimento de habilidades cientifica. Os resultados obtidos demonstraram uma redução significativa na concentração de metais pesados na água, indicando a eficácia da abordagem. Foi identificado um aumento no interesse dos alunos pela ciência e pela sustentabilidade, além disso, observou-se um maior engajamento dos estudantes, evidenciando uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados, através do impacto positivo das atividades práticas no processo de aprendizagem. Este estudo destaca a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno para promover uma educação científica de qualidade, alinhada às demandas contemporâneas contribuem para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A integração entre teoria e prática, é essencial para estimular o pensamento critico e a resolução de problemas. Por fim, a interseção entre a ciência e a sustentabilidade, ressalta a importância de abordagens práticas e inovadoras no enfrentamento dos desafios ambientais globais.