Considerando o contexto da globalização, o ensino de Língua Inglesa manifesta-se na contemporaneidade como uma verdadeira necessidade, capacitando os alunos para se comunicarem eficazmente em um mundo interconectado e oferecendo oportunidades acadêmicas, profissionais e culturais que são essenciais para o sucesso no cenário global atual. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar o papel do ensino da oralidade e da pronúncia no curso, oferecido aos alunos do ensino fundamental II da cidade de Baixio- CE, chamado English in Baixio. Assim, apresentamos, em nosso referencial teórico, estudos que englobam o ensino da oralidade e da pronúncia, bem como, o posicionamento dos principais documentos que regem a educação no Brasil. Para tanto, consideramos uma metodologia que combina a análise qualitativa com a abordagem descritiva cujo corpus foram os exercícios do curso English in Baixio, com foco na oralidade (compreensão e produção oral), sendo observados o tema e as conexões entre as habilidades linguísticas, as reflexões propostas e a variabilidade da língua, assim como, a constância da compreensibilidade e inteligibilidade . Os resultados apontam atividades voltadas a um ensino de inglês crítico com o enfoque e predominância de textos autênticos e produções temáticas orais que alcançam e se adequam à realidade do público –alvo.