O presente estudo apresenta resultados parciais de uma investigação realizada em uma dissertação de mestrado em construção no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Esse estudo tem como objetivo investigar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de Ciências, tendo em vista compreender o que está sendo proposto no contexto atual da educação científica nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Rio Grande. A relevância desse estudo se dá pela necessidade de compreender e problematizar as práticas pedagógicas à luz das demandas educacionais contemporâneas, em especial no ensino de Ciências. A pesquisa foi realizada utilizando uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários com os professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental do município de Rio Grande para a coleta de dados. A análise e o tratamento dos dados foi conduzida por meio da metodologia de Análise Temática. Os resultados revelaram que os professores de Ciências do município de Rio Grande não se restringem a uma única metodologia de ensino, como o método tradicional. Em vez disso, demonstram uma tendência à adoção de uma diversidade metodológica em suas práticas pedagógicas. Entre as estratégias utilizadas destacam-se as metodologias ativas, que promovem um ensino de Ciências mais dinâmico, contextualizado e significativo, em busca de uma formação integral do estudante. Diante do exposto, podemos concluir que os professores participantes da pesquisa adotam uma ampla diversidade de metodologias para ensinar Ciências, o que contribui para aprimorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina, muitas vezes considerada como complexa e abstrata pelos estudantes.