A educação deve atuar como propulsora da formação humana, contemplando a reflexão, a crítica e a ressignificação da sua complexidade. Para tal, a formação do professor deve ser continuada, pois ele necessita interruptamente repensar e refletir sobre sua prática, proporcionando que seja formado e que instrua para o mundo atual e futuro. Assim propomos uma pesquisa com o intuito de compreender a relação entre o desenvolvimento de produtos educacionais e o processo formativo do professor no decorrer do Doutorado Profissional em Educação, perante a perspectiva da inovação na educação por meio do conhecimento científico. O enfoque da pesquisa permeia a qualificação profissional no processo de formação do professor continuada na modalidade Doutorado Profissional em Educação, o qual tem como pressuposto a articulação entre prática profissional e o conhecimento científico. O lócus escolhido foi um Doutorado Profissional em Educação em Ciências, como recorte temporal o período a partir de 2020. No percurso metodológico traçado para a consolidação dessa pesquisa utilizaremos a metodologia qualitativa, com uma abordagem da pesquisa-ação, modalidade de investigação que, durante sua elaboração, instiga as mudanças na realidade por meio da autorreflexão coletiva. Por meio da abordagem do Design Thinking, pretendemos verificar as implicações nas práticas dos professores doutorandos e como estas impactaram a proposição de produtos educacionais por meio da perspectiva da inovação na educação. A contribuição deste trabalho resultará em um curso na modalidade a distancia para elaboração de produtos educacionais dentro de uma perspectiva inovadora.