Este estudo tem como objetivo principal analisar a importância da implementação da política pública de cotas raciais, focando na sua influência no cenário das universidades públicas. Especificamente, compara o contexto universitário pré-cotas raciais em 2011 com o período pós-implementação em 2022. Além disso, destaca o impacto da pandemia de COVID-19 na política de cotas raciais. A pesquisa caracteriza a política de cotas raciais, como também destaca o seu propósito de promover uma educação equitativa e de qualidade. Discute-se a necessidade de inclusão de pretos, pardos e indígenas nesses espaços acadêmicos. O embasamento teórico é fundamentado em autores como Almeida (2019), Silva (2020) e na Lei de Cotas (Lei 12.711, de 2012). Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa se baseou em revisão bibliográfica. Os resultados apontam para a relevância da legislação de cotas raciais na promoção da inclusão e na reparação histórica das pessoas pretas, pardas e indígenas, como também a necessidade e políticas públicas para permanência dos estudantes beneficiados. É fundamental garantir que esses estudantes recebam o suporte necessário para enfrentar desafios devido a suas origens socioeconômicas e étnico-raciais.