O presente trabalho visa refletir sobre a importância do ensino da Educação Física e suas contribuições para uma aprendizagem eficiente e significativa. De acordo com Paulo Freire (1996, p. 141), “ensinar exige querer bem aos educandos.” e através desta perspectiva o ensino da Educação Física se destaca, pois contribui também para um melhor desenvolvimento de competências e habilidades, uma vez que, em seu processo pedagógico auxilia e incentiva a prática esportiva, bem como atividades físicas que beneficiam também a saúde psicológica. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é examinar e compreender, a partir dos estudos publicados no CONEDU, como o ensino da Educação Física tem contribuído para uma aprendizagem de maneira relevante. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica, que buscou analisar o que demonstram os estudos a respeito da Educação Física, outrora realizados e publicados no GT 17- Ensino e suas intersecções, dos Anais VII- Edição Online (2020), VII- Conedu em casa (2021), VIII (2022) e IX (2023) do CONEDU. Tendo em vista qualificar a pesquisa, delimitamos, como palavras chaves: Educação Física, Ensino, Aprendizagem. Os títulos, objetivos e conclusões dos trabalhos também foram utilizados como categorias analíticas. O Congresso Nacional de Educação (CONEDU), em sua décima edição no presente ano, tem como tema: “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio” e, com isto, proporciona um diálogo aberto com a Educação e suas ramificações, bem como uma auto reflexão a respeito da importância de valorizar as diversas áreas de conhecimento que transpõem a educação. Torna-se evidente, portanto, a transcendência do ensino da Educação Física enquanto área de conhecimento e sua fundamental importância no desenvolvimento de capacidades físicas e psicológicas, bem como suas contribuições no processo de formação cidadã e construção da consciência corporal de cada indivíduo.