Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de docentes de química do ensino médio em relação ao uso de smartphones como recurso didático para o processo de aprendizagem dos conteúdos de Química. Para alcançar esse propósito, foi elaborado e utilizado um questionário semiestruturado, composto por 16 questões distribuídas entre abertas e fechadas. Participaram da pesquisa cinco docentes atuantes na área de Química no ensino médio na região do Baixo Parnaíba - MA. Os resultados obtidos revelaram uma diversidade de perspectivas e experiências entre os professores entrevistados, onde foram reconhecidas as vantagens do uso de smartphones, destacando a rapidez, a praticidade e o dinamismo que esses dispositivos podem oferecer nas aulas de Química, evidenciando a capacidade de enriquecer a experiência de ensino, de facilitar a pesquisa e promover a inovação no processo de aprendizado. No entanto, também foram apontadas desvantagens, como desigualdades no acesso aos dispositivos, as distrações em potencial, a falta de concentração e o risco de dependência tecnológica. Este estudo sublinha a importância de uma abordagem equilibrada e planejada no que se refere ao uso de smartphones como recurso didático no ensino de Química, abordado estrategicamente, levando em consideração as necessidades dos alunos e implementando métodos para maximizar os benefícios, enquanto minimiza as desvantagens potenciais.