Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O NOVO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109235
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 530
    "inscrito_id" => 5642
    "titulo" => "O NOVO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "O Novo Ensino Médio - NEM foi instituído pela Lei nº 13.415/2017, que veio alterar a LDB 9394/96, e apresentar uma nova estrutura curricular para esta etapa da Educação Básica com mudanças na carga horária anual e na reorganização curricular a partir do ano letivo de 2022. Neste artigo busca-se apresentar as modificações ocorridas nesta etapa da educação e os documentos que orientam para a implementação nas escolas brasileiras, sobretudo nas Escolas Estaduais de Educação Profissional. É um trabalho que faz parte da Dissertação do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT, concluído em 2023, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE. Para obtenção destes dados foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, que mostraram que as Escolas Estaduais de Educação Profissional precisaram considerar as mudanças ocorridas nas matrizes dos cursos em funcionamento, em virtude da necessidade de adequação ao NEM, visto que este vem sendo implementado de forma progressiva, iniciando pela primeira série no ano de 2022, e as demais séries nos anos subsequentes. Assim, todos os cursos (exceto os novos) funcionaram com duas matrizes a partir de 2022: uma para as turmas de primeira série e outra para as turmas de segunda e terceiras séries. Além de algumas unidades curriculares da Formação Geral Básica que também passaram compor a Parte Diversificada, de forma específica, já que se destinam ao aprofundamento dos conteúdos de modo integrado à parte técnica de acordo com as especificidades de cada curso. Nessa perspectiva, deve haver uma relação entre a formação integral do aluno e a prática social respeitando os princípios norteadores da prática pedagógica, de forma a atender ao que é comum e ao que é diverso, de acordo com a escolha dos discentes, contextualizado nas realidades local, social, escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5642_TB530_12102024162858.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Teles de Souza"
    "autor_email" => "cimarsouzateles@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109235
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 530
    "inscrito_id" => 5642
    "titulo" => "O NOVO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "O Novo Ensino Médio - NEM foi instituído pela Lei nº 13.415/2017, que veio alterar a LDB 9394/96, e apresentar uma nova estrutura curricular para esta etapa da Educação Básica com mudanças na carga horária anual e na reorganização curricular a partir do ano letivo de 2022. Neste artigo busca-se apresentar as modificações ocorridas nesta etapa da educação e os documentos que orientam para a implementação nas escolas brasileiras, sobretudo nas Escolas Estaduais de Educação Profissional. É um trabalho que faz parte da Dissertação do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT, concluído em 2023, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE. Para obtenção destes dados foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, que mostraram que as Escolas Estaduais de Educação Profissional precisaram considerar as mudanças ocorridas nas matrizes dos cursos em funcionamento, em virtude da necessidade de adequação ao NEM, visto que este vem sendo implementado de forma progressiva, iniciando pela primeira série no ano de 2022, e as demais séries nos anos subsequentes. Assim, todos os cursos (exceto os novos) funcionaram com duas matrizes a partir de 2022: uma para as turmas de primeira série e outra para as turmas de segunda e terceiras séries. Além de algumas unidades curriculares da Formação Geral Básica que também passaram compor a Parte Diversificada, de forma específica, já que se destinam ao aprofundamento dos conteúdos de modo integrado à parte técnica de acordo com as especificidades de cada curso. Nessa perspectiva, deve haver uma relação entre a formação integral do aluno e a prática social respeitando os princípios norteadores da prática pedagógica, de forma a atender ao que é comum e ao que é diverso, de acordo com a escolha dos discentes, contextualizado nas realidades local, social, escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5642_TB530_12102024162858.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Teles de Souza"
    "autor_email" => "cimarsouzateles@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Novo Ensino Médio - NEM foi instituído pela Lei nº 13.415/2017, que veio alterar a LDB 9394/96, e apresentar uma nova estrutura curricular para esta etapa da Educação Básica com mudanças na carga horária anual e na reorganização curricular a partir do ano letivo de 2022. Neste artigo busca-se apresentar as modificações ocorridas nesta etapa da educação e os documentos que orientam para a implementação nas escolas brasileiras, sobretudo nas Escolas Estaduais de Educação Profissional. É um trabalho que faz parte da Dissertação do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT, concluído em 2023, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE. Para obtenção destes dados foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, que mostraram que as Escolas Estaduais de Educação Profissional precisaram considerar as mudanças ocorridas nas matrizes dos cursos em funcionamento, em virtude da necessidade de adequação ao NEM, visto que este vem sendo implementado de forma progressiva, iniciando pela primeira série no ano de 2022, e as demais séries nos anos subsequentes. Assim, todos os cursos (exceto os novos) funcionaram com duas matrizes a partir de 2022: uma para as turmas de primeira série e outra para as turmas de segunda e terceiras séries. Além de algumas unidades curriculares da Formação Geral Básica que também passaram compor a Parte Diversificada, de forma específica, já que se destinam ao aprofundamento dos conteúdos de modo integrado à parte técnica de acordo com as especificidades de cada curso. Nessa perspectiva, deve haver uma relação entre a formação integral do aluno e a prática social respeitando os princípios norteadores da prática pedagógica, de forma a atender ao que é comum e ao que é diverso, de acordo com a escolha dos discentes, contextualizado nas realidades local, social, escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.