O funk é mais do que apenas música; é um reflexo da cultura, das histórias e das aspirações das periferias Brasileiras. Neste sentido, o trabalho discorre sobre a remição da pena da população em privação de liberdade por meio de práticas sociais educativas. Tem como objetivo descrever a ação educativa: Entre as Linhas do Funk desenvolvidas na Penitenciária Estadual de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Como fundamentação teórica tem as contribuições as contribuições de Vianna (1997), Oliveira (2012), Fernandes (2011) entre outros. Fundamenta-se na abordagem qualitativa de relato de experiência na atuação com base no Projeto de Extensão: “Educação como Direito Fundamental” estabelecido dentro do convênio da Superintendências dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul e Observatório de Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Maria. . Torna-se possível visualizar que algumas canções de funk, podem ser consideradas como potentes ferramentas para a problematização e promoção do exercício da práxis de quem compõe, escuta e canta estas músicas tornando-se importante ação educativa na Remição da pena revelando a realidade dos sujeitos privados de liberdade através da extensão universitária proposta, contribuindo para a promoção da conscientização, autoexpressão e habilidades de pensamento crítico entre os detentos. Isso demonstra como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para a ressocialização e a promoção de mudanças positivas na vida dos indivíduos em privação de liberdade.