O presente trabalho é decorrente da participação de professores da Rede Municipal de Fortaleza no Programa Professores Sem Fronteiras – Espanha 2023, um programa de intercâmbio pedagógico que proporcionou uma formação em educação na cidade de Cáceres/Espanha. Durante treze dias, os professores tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades, incluindo visitas técnicas em escolas, participação em congressos, aulas e encontros com outros educadores. A estratégia de ensino por projetos desenvolvida na escola CEIP Alba Plata foi o foco deste estudo, que utilizou como estratégia o estudo de caso qualitativo de pesquisa e a observação participativa para coleta de dados. Optou-se por um protocolo observacional como registro de dados com análise indutiva. A estratégia pedagógica observada é fundamentada em quatro pilares: partir de um interesse ou necessidade do aluno, a aprendizagem requer um sentido e aplicação para a vida real e imediata, conscientizar sobre o que se está aprendendo, aprendizagem com duas dimensões; o que os alunos aprendem e o que o professor ensina. Os resultados obtidos mostraram o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade dos alunos, o estímulo ao trabalho em grupo e respeito pelos pares, a formação de senso crítico, o aprimoramento das competências socioemocionais, o prazer em aprender, o desenvolvimento de capacidades cognitivas e sociais, e a capacidade de resolução de problemas. O programa de intercâmbio permitiu aos professores vivenciarem uma experiência enriquecedora, que contribuiu para a sua prática pedagógica e para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino. A troca de conhecimentos e a imersão em uma cultura educacional diferente foram essenciais para ampliar a visão dos docentes sobre as práticas educativas e para promover a inovação no ambiente escolar.