O presente trabalho apresenta um excerto dos resultados obtidos em um projeto de pesquisa integrante do Programa PIBIC/CNPq, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Sergipe (IFS), intitulado Educação socioemocional: Percepções de acadêmicos da Licenciatura e de estudantes do ensino médio, sobre o impacto da relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem. Empregamos metodologia qualitativa para a coleta de dados, a partir da realização de grupos focais e entrevistas de profundidade, junto aos(às) acadêmicos (as) matriculados no curso de licenciatura no IFS/Campus Aracaju. A definição dos informantes foi aleatória, através de sorteio eletrônico, considerando marcadores de diferenciação quanto ao sexo biológico, período de matrícula no curso e autoidentificação étnica. Enquanto referencial teórico, adotamos entendimentos dos autores Zygmunt Bauman quanto ao conceito de modernidade líquida, Lev Vygotsky em sua teoria das emoções, Edgar Morin em sua perspectiva do pensamento complexo e Daniel Goleman em sua concepção da inteligência emocional. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo temática, a partir da qual emergiram categorias de análises: domínio de conteúdo, contexto dos estudantes, desenvolvimento docente permanente, êxito na aprendizagem e domínio didático. Estas nos possibilitam problematizar as percepções dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática, sobre as características e conhecimentos que consideram necessários, para formar um bom professor, para a Educação Básica, no atual contexto educacional brasileiro.