IMUNOENSINANDO DA UFRRJ – ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111279 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3383 "inscrito_id" => 10845 "titulo" => "IMUNOENSINANDO DA UFRRJ – ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS" "resumo" => "O ImunoEnsinando-UFRRJ tem como objetivo disseminar informações científicas nas escolas e da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Anualmente é pesquisado e elaborado uma atividade sobre um tema em Imunologia, que proporcione impacto e conscientização de crianças e adolescentes, com o intuito de promover a saúde e o pensamento crítico baseado em pesquisas e estudos acadêmicos. Realizamos dinâmicas presenciais nas escolas utilizando o conceito de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), como a importância da vacinação, o aumento da infecção pelo HIV nos jovens e as Fake News contra a Ciência, de forma interativa, onde o conhecimento é transmitido de forma acessível e simples entre alunos e participantes do projeto. No ano de 2023 o tema principal foi o Movimento Anti-vacina e suas implicações na sociedade, a dinâmica foi ministrada para turmas de 1° e 3° do ensino médio do colégio técnico da UFRRJ, no total 113 alunos de 14 a 20 anos, a atividade foi dividida em um momento de apresentaçãodiálogo e dinâmica em grupo. Foram obtidos resultados referentes ao conhecimento prévio e posterior dos alunos a nossa inserção, para uma análise do impacto na percepção e conhecimentos dos alunos em relação ao tema escolhido. Os resultados mostraram que após a apresentação feita pelo ImunoEnsinando-UFRRJ 64% sabiam como a vacina funcionava no organismo após a nossa inserção esse dado foi de 95%, também foi observado que 97% sabiam que a vacina é um método de prevenção, mas alguns afirmavam não tomar anualmente ou regularmente como determinado no calendário vacinal e que 100% tomaram algum tipo de vacina ao longo da vida. Os dados mostraram que 96% dos alunos afirmaram saber a importância da vacinação contra HPV, anteriormente esse dado era de 69%. Com isso, concluímos que inserções como essas são importantes pra a promoção da saúde e divulgação científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10845_TB3383_22042024224016.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE ANTUNES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Isabelle Antune" "autor_email" => "isanasc@ufrrj.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111279 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3383 "inscrito_id" => 10845 "titulo" => "IMUNOENSINANDO DA UFRRJ – ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS" "resumo" => "O ImunoEnsinando-UFRRJ tem como objetivo disseminar informações científicas nas escolas e da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Anualmente é pesquisado e elaborado uma atividade sobre um tema em Imunologia, que proporcione impacto e conscientização de crianças e adolescentes, com o intuito de promover a saúde e o pensamento crítico baseado em pesquisas e estudos acadêmicos. Realizamos dinâmicas presenciais nas escolas utilizando o conceito de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), como a importância da vacinação, o aumento da infecção pelo HIV nos jovens e as Fake News contra a Ciência, de forma interativa, onde o conhecimento é transmitido de forma acessível e simples entre alunos e participantes do projeto. No ano de 2023 o tema principal foi o Movimento Anti-vacina e suas implicações na sociedade, a dinâmica foi ministrada para turmas de 1° e 3° do ensino médio do colégio técnico da UFRRJ, no total 113 alunos de 14 a 20 anos, a atividade foi dividida em um momento de apresentaçãodiálogo e dinâmica em grupo. Foram obtidos resultados referentes ao conhecimento prévio e posterior dos alunos a nossa inserção, para uma análise do impacto na percepção e conhecimentos dos alunos em relação ao tema escolhido. Os resultados mostraram que após a apresentação feita pelo ImunoEnsinando-UFRRJ 64% sabiam como a vacina funcionava no organismo após a nossa inserção esse dado foi de 95%, também foi observado que 97% sabiam que a vacina é um método de prevenção, mas alguns afirmavam não tomar anualmente ou regularmente como determinado no calendário vacinal e que 100% tomaram algum tipo de vacina ao longo da vida. Os dados mostraram que 96% dos alunos afirmaram saber a importância da vacinação contra HPV, anteriormente esse dado era de 69%. Com isso, concluímos que inserções como essas são importantes pra a promoção da saúde e divulgação científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10845_TB3383_22042024224016.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE ANTUNES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Isabelle Antune" "autor_email" => "isanasc@ufrrj.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }