A ALFABETIZAÇÃO DE FORMA DIVERTIDA: O LÚDICO TAMBÉM ENSINA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109612 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1035 "inscrito_id" => 5781 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO DE FORMA DIVERTIDA: O LÚDICO TAMBÉM ENSINA." "resumo" => "O presente artigo aborda e problematiza as metodologias utilizadas no processo de alfabetização e letramento das crianças em uma escola da Rede pública de Recife, a partir da experiência com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi compreender como a ludicidade pode contribuir para o estímulo do desenvolvimento das crianças em seu processo de alfabetização. Observamos que muitos professores ainda utilizam práticas tradicionais para o processo de alfabetização, ocasionando certo desinteresse dos estudantes, na apropriação de seu desenvolvimento de leitura e escrita. Compreendemos que não existe uma metodologia perfeita, porém, nessa experiência com o PIBID, pudemos conhecer as potencialidades da ludicidade e da diversão no processo de alfabetização e de letramento. Analisamos, a partir da Análise de conteúdo, que quando o professor sai de sua zona de conforto e elabora estratégias através da ludicidade, é notório como os resultados são impressionantemente positivos. A utilização da arte, da música, da dança, do poema, da poesia, do movimento, da fotografia, do teatro, do cinema, da pintura, de texturas, dos brinquedos, dentre outros recursos pedagógicos e trazendo o contexto da realidade de cada aluno para sala de aula, se nota um maior interesse em querer aprender cada vez mais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5781_TB1035_27102024202846.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN KEVIN COMANDANTE PALMEIRA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "JONATHAN KEVIN" "autor_email" => "jonathannkevin2012@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109612 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1035 "inscrito_id" => 5781 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO DE FORMA DIVERTIDA: O LÚDICO TAMBÉM ENSINA." "resumo" => "O presente artigo aborda e problematiza as metodologias utilizadas no processo de alfabetização e letramento das crianças em uma escola da Rede pública de Recife, a partir da experiência com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi compreender como a ludicidade pode contribuir para o estímulo do desenvolvimento das crianças em seu processo de alfabetização. Observamos que muitos professores ainda utilizam práticas tradicionais para o processo de alfabetização, ocasionando certo desinteresse dos estudantes, na apropriação de seu desenvolvimento de leitura e escrita. Compreendemos que não existe uma metodologia perfeita, porém, nessa experiência com o PIBID, pudemos conhecer as potencialidades da ludicidade e da diversão no processo de alfabetização e de letramento. Analisamos, a partir da Análise de conteúdo, que quando o professor sai de sua zona de conforto e elabora estratégias através da ludicidade, é notório como os resultados são impressionantemente positivos. A utilização da arte, da música, da dança, do poema, da poesia, do movimento, da fotografia, do teatro, do cinema, da pintura, de texturas, dos brinquedos, dentre outros recursos pedagógicos e trazendo o contexto da realidade de cada aluno para sala de aula, se nota um maior interesse em querer aprender cada vez mais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5781_TB1035_27102024202846.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN KEVIN COMANDANTE PALMEIRA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "JONATHAN KEVIN" "autor_email" => "jonathannkevin2012@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }