O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS DO PROGRAMA PROPAES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114160 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7517 "inscrito_id" => 1028 "titulo" => "O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS DO PROGRAMA PROPAES" "resumo" => "Este trabalho explora o uso do Instagram como ferramenta de divulgação de dados do programa de extensão PROPAES. A página "@propaes.ufpi" foi utilizada como um canal principal para compartilhar os resultados das pesquisas realizadas com os moradores do bairro Junco e com os alunos que participaram dos cursos promovidos pelo programa. O Instagram foi escolhido devido à sua alta taxa de engajamento entre os usuários, o que facilita a disseminação rápida e eficaz de informações. O estudo destaca a importância ética de divulgar amplamente os resultados das pesquisas, especialmente para as comunidades diretamente envolvidas nos projetos. Essa divulgação científica promoveu a transparência e reforça o compromisso do programa com o desenvolvimento comunitário. Além de informar sobre as ações do programa, a plataforma do Instagram também serviu como uma valiosa ferramenta educacional. Através das postagens e interações, todos os usuários envolvidos puderam ter acesso a informações relevantes e educativas, ampliando seu conhecimento e compreensão sobre os temas abordados nas pesquisas. A iniciativa de utilizar o Instagram para este fim demonstrou ser uma estratégia eficaz para alcançar um público mais amplo e engajado, aproveitando as características interativas e visuais da rede social. O trabalho conclui que o uso de plataformas digitais como o Instagram pode potencializar significativamente o impacto das ações de extensão, promovendo um diálogo mais próximo e contínuo com a comunidade, e incentivando a participação ativa dos usuários. Assim, a divulgação de dados através do Instagram cumpre uma função informativa e educacional, ampliando o alcance e a efetividade das iniciativas de extensão universitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID1028_TB7517_25062024010828.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANDO LOURENÇO SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ORLANDO L" "autor_email" => "orlandolourenco@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114160 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7517 "inscrito_id" => 1028 "titulo" => "O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS DO PROGRAMA PROPAES" "resumo" => "Este trabalho explora o uso do Instagram como ferramenta de divulgação de dados do programa de extensão PROPAES. A página "@propaes.ufpi" foi utilizada como um canal principal para compartilhar os resultados das pesquisas realizadas com os moradores do bairro Junco e com os alunos que participaram dos cursos promovidos pelo programa. O Instagram foi escolhido devido à sua alta taxa de engajamento entre os usuários, o que facilita a disseminação rápida e eficaz de informações. O estudo destaca a importância ética de divulgar amplamente os resultados das pesquisas, especialmente para as comunidades diretamente envolvidas nos projetos. Essa divulgação científica promoveu a transparência e reforça o compromisso do programa com o desenvolvimento comunitário. Além de informar sobre as ações do programa, a plataforma do Instagram também serviu como uma valiosa ferramenta educacional. Através das postagens e interações, todos os usuários envolvidos puderam ter acesso a informações relevantes e educativas, ampliando seu conhecimento e compreensão sobre os temas abordados nas pesquisas. A iniciativa de utilizar o Instagram para este fim demonstrou ser uma estratégia eficaz para alcançar um público mais amplo e engajado, aproveitando as características interativas e visuais da rede social. O trabalho conclui que o uso de plataformas digitais como o Instagram pode potencializar significativamente o impacto das ações de extensão, promovendo um diálogo mais próximo e contínuo com a comunidade, e incentivando a participação ativa dos usuários. Assim, a divulgação de dados através do Instagram cumpre uma função informativa e educacional, ampliando o alcance e a efetividade das iniciativas de extensão universitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID1028_TB7517_25062024010828.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANDO LOURENÇO SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ORLANDO L" "autor_email" => "orlandolourenco@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }