ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENTREVISTA INVESTIGATIVA DE FORMA ONLINE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110737 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2619 "inscrito_id" => 10713 "titulo" => "ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENTREVISTA INVESTIGATIVA DE FORMA ONLINE: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo retrata a experiência vivenciada por instrutores da Polícia Civil de Goiás (PCGO) no projeto de treinamento de professores e supervisores em entrevista investigativa (CPS) ministrado pela fundação IMED/COGJUS. As técnicas de coleta de informações vem sendo desenvolvidas há décadas em outros países. No Brasil, atualmente, as escolas policiais estão se adequando ao modelo de ensino de entrevista e implementação do treinamento, sendo que em Goiás esse conteúdo consta na ementa do curso de formação. O objetivo desse trabalho é realizar um relato de experiência sobre o treinamento (CPS) de forma online, bem como propor reflexões e ideias que facilitem a implantação de métodos de ensino-aprendizagem para a polícia civil do Brasil. O projeto foi desenvolvido com policiais, de forma online, através da plataforma zoom, pelo período de oito meses, em 2022. Durante esse período, os alunos passaram por vários processos de ensino-aprendizagem, como: aula teórica, discussões em grupo, sala de aula invertida, análise de vídeos, questionários, criação de checklist sobre as etapas da entrevista, realização de resumos de artigos e capítulos de livros, simulação realística de entrevista de forma online. Todo esse processo foi realizado com supervisão de dois pesquisadores especialistas da área. Portanto, pode-se concluir que a aplicação de treinamento online em entrevista investigativa e o uso de metodologias ativas para policiais apresentaram resultados classificados como positivos. Por conseguinte, houve uma efetiva contribuição para o desenvolvimento da atividade na prática em delegacias, bem como uma alteração do senso crítico e uma mudança na forma de ensino para academias policiais de alguns estados brasileiros. Além disso, permitiu-se por meio das situações didáticas evidenciar que é possível o ensino de forma online, não sendo dispensado o treinamento de forma presencial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10713_TB2619_09102024144648.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO RODRIGUES COSTA" "autor_nome_curto" => "Bruno RODRIGUE" "autor_email" => "costa-br@uol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110737 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2619 "inscrito_id" => 10713 "titulo" => "ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENTREVISTA INVESTIGATIVA DE FORMA ONLINE: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo retrata a experiência vivenciada por instrutores da Polícia Civil de Goiás (PCGO) no projeto de treinamento de professores e supervisores em entrevista investigativa (CPS) ministrado pela fundação IMED/COGJUS. As técnicas de coleta de informações vem sendo desenvolvidas há décadas em outros países. No Brasil, atualmente, as escolas policiais estão se adequando ao modelo de ensino de entrevista e implementação do treinamento, sendo que em Goiás esse conteúdo consta na ementa do curso de formação. O objetivo desse trabalho é realizar um relato de experiência sobre o treinamento (CPS) de forma online, bem como propor reflexões e ideias que facilitem a implantação de métodos de ensino-aprendizagem para a polícia civil do Brasil. O projeto foi desenvolvido com policiais, de forma online, através da plataforma zoom, pelo período de oito meses, em 2022. Durante esse período, os alunos passaram por vários processos de ensino-aprendizagem, como: aula teórica, discussões em grupo, sala de aula invertida, análise de vídeos, questionários, criação de checklist sobre as etapas da entrevista, realização de resumos de artigos e capítulos de livros, simulação realística de entrevista de forma online. Todo esse processo foi realizado com supervisão de dois pesquisadores especialistas da área. Portanto, pode-se concluir que a aplicação de treinamento online em entrevista investigativa e o uso de metodologias ativas para policiais apresentaram resultados classificados como positivos. Por conseguinte, houve uma efetiva contribuição para o desenvolvimento da atividade na prática em delegacias, bem como uma alteração do senso crítico e uma mudança na forma de ensino para academias policiais de alguns estados brasileiros. Além disso, permitiu-se por meio das situações didáticas evidenciar que é possível o ensino de forma online, não sendo dispensado o treinamento de forma presencial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10713_TB2619_09102024144648.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO RODRIGUES COSTA" "autor_nome_curto" => "Bruno RODRIGUE" "autor_email" => "costa-br@uol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }