APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS LÚDICAS SOBRE GENÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112178 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4703 "inscrito_id" => 7082 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS LÚDICAS SOBRE GENÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS" "resumo" => "A compressão sobre genética é necessária para a sociedade atual pelos seus constantes avanços científicos e tecnológicos. Na educação básica, essa temática é vista pelos educandos como difícil e abstrata, causando um grande desinteresse e desânimo por parte dos mesmos. Dessa forma, abordar estratégias lúdicas e pedagógicas são essenciais para a compreensão sobre essa temática, possibilitando a construção e reconstrução de novos conhecimentos fazendo com que o discente participe da elaboração das atividades didáticas e se torne um agente ativo em sala de aula, alcançando aprendizagens significativas. O objetivo desse trabalho é abordar a aprendizagem significativa em sala de aula usando uma sequência de ferramentas didáticas para alçar uma melhor compreensão sobre genética no ensino de ciências nos anos finais. A metodologia proposta foi usar ferramentas didáticas sobre genética, como o experimento da extração do DNA da banana, construção de um origami de DNA, montagem de cariótipo humano e o Quadro de Punnet, durante todas as etapas foram realizadas análises sobre as dinâmicas e como afetou no ensino e aprendizagem. É notório, que os alunos ficaram entusiasmados e empolgados com as dinâmicas, e cada atividade pedagógica conseguiu transformar os alunos participativos nas aulas de ciências facilitando no entendimento e assimilação dos assuntos. Também, foi observado que os educandos necessitam de mais aulas com atividades desse tipo por estarem numa fase de aprendizagem e descoberta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7082_TB4703_17102024084952.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICK JUNIOR MARINHO PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "PATRICK PINHEIR" "autor_email" => "pinheiropatrick316@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112178 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4703 "inscrito_id" => 7082 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS LÚDICAS SOBRE GENÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS" "resumo" => "A compressão sobre genética é necessária para a sociedade atual pelos seus constantes avanços científicos e tecnológicos. Na educação básica, essa temática é vista pelos educandos como difícil e abstrata, causando um grande desinteresse e desânimo por parte dos mesmos. Dessa forma, abordar estratégias lúdicas e pedagógicas são essenciais para a compreensão sobre essa temática, possibilitando a construção e reconstrução de novos conhecimentos fazendo com que o discente participe da elaboração das atividades didáticas e se torne um agente ativo em sala de aula, alcançando aprendizagens significativas. O objetivo desse trabalho é abordar a aprendizagem significativa em sala de aula usando uma sequência de ferramentas didáticas para alçar uma melhor compreensão sobre genética no ensino de ciências nos anos finais. A metodologia proposta foi usar ferramentas didáticas sobre genética, como o experimento da extração do DNA da banana, construção de um origami de DNA, montagem de cariótipo humano e o Quadro de Punnet, durante todas as etapas foram realizadas análises sobre as dinâmicas e como afetou no ensino e aprendizagem. É notório, que os alunos ficaram entusiasmados e empolgados com as dinâmicas, e cada atividade pedagógica conseguiu transformar os alunos participativos nas aulas de ciências facilitando no entendimento e assimilação dos assuntos. Também, foi observado que os educandos necessitam de mais aulas com atividades desse tipo por estarem numa fase de aprendizagem e descoberta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7082_TB4703_17102024084952.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICK JUNIOR MARINHO PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "PATRICK PINHEIR" "autor_email" => "pinheiropatrick316@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }