A conexão entre a teoria e a prática no ensino de Química é um dos pilares para uma aprendizagem eficaz e relevante. Nesse contexto, abordagens temáticas que promovem a conscientização ambiental e o pensamento crítico se destacam por tornarem o aprendizado mais significativo, pois aproximam a realidade do estudante ao conteúdo estudado. Este trabalho propõe uma sequência didática para ser implementada no curso de Licenciatura, na disciplina de Química Geral I, tendo como finalidade explorar as propriedades físicas e químicas da matéria, focando na discussão sobre o descarte inadequado do óleo vegetal e seus impactos no âmbito científico, tecnológico, social e ambiental, visando proporcionar uma compreensão crítica e prática dos conceitos de densidade, viscosidade, solubilidade, cor e odor. A metodologia a ser seguida deve ocorrer em três encontros de 2 horas/aula cada. O primeiro encontro consiste na realização de uma aula introdutória, onde deve ser abordado as propriedades da matéria e a sua aplicabilidade, além da investigação da compressão dos discentes acerca dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo vegetal. O segundo encontro deve ser destinado a realização de uma aula prática para investigar as propriedades do óleo vegetal, como a solubilidade, densidade, viscosidade, cor e odor, além de explorar o método de produção de biodiesel como uma alternativa sustentável para reciclagem do material orgânico. Ao final do segundo encontro, deve ser solicitado que os estudantes pensem em alternativas e ações para promover a reciclagem e o descarte correto do óleo vegetal em suas comunidades. Por fim, no terceiro encontro deve acontecer a apresentação das propostas desenvolvidas pelos estudantes. Por meio dessa sequência didática espera-se contribuir para uma aprendizagem significativa e crítica por meio da criação de soluções práticas e sustentáveis, além da compreensão aprofundada das propriedades da matéria.