Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARADIGMAS EM MUDANÇA: COMO A EVOLUÇÃO DA DIDÁTICA IMPACTA A EDUCAÇÃO INFANTIL?

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As concepções acerca do desenvolvimento e comportamento neurológico das crianças durante a etapa da educação infantil passou por diversas ópticas ao decorrer do tempo, sendo a identificação do funcionamento cerebral de suma importância para a compreensão do processo de aprendizagem. Desse modo, propõe-se reflexões sobre o entendimento referente ao desenvolvimento neurológico infantil ao decorrer das décadas para identificar a influência desse conhecimento na maneira como os recursos pedagógicos foram e como são aplicados nessa fase do desenvolvimento. Visando os estudos acerca da neurociência do desenvolvimento para melhor entender o processo de aprendizagem da educação infantil e sua relevância, fora realizada uma revisão bibliográfica qualitativa, investigando através da literatura, a importância de os professores dessa etapa do ensino estudarem neurociência do desenvolvimento/aprendizagem para melhor atender esse grupo e suas necessidades pedagógicas, visando uma educação para o futuro e formando seres humanos pensantes, críticos e criativos. Levando em consideração que a aprendizagem desse grupo é indireta, pois os indivíduos dessa faixa etária ainda não possuem um pensamento concreto, muitas pesquisas apontam que a aprendizagem é um processo natural, progressivo, contínuo e individualizado, como previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que incentiva os professores a explorarem habilidades para que os alunos se desenvolvam plenamente. Consoante, identificou-se significativa progressão na linha do tempo pedagógica e a influência de diversos pensadores e teóricos, onde a visão adultocêntrica no século XVII perde protagonismo e abre espaço para novas eras como: Renascimento com o conceito de infância e primeiras escolas, proposição do ensino lúdico e adequado por Comenius; Iluminismo com as ideias progressistas e a escola de Rousseau apreciando o brincar; Contemporaneidade do séc. XX com contribuições da psicologia, direitos da criança e séc. XXI com a neurociência do desenvolvimento influenciando e auxiliando em diversos aspectos didáticos e pedagógicos utilizados atualmente.

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