RECURSOS LUDOPEDAGÓGICOS PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111118 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3157 "inscrito_id" => 8452 "titulo" => "RECURSOS LUDOPEDAGÓGICOS PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Os recursos didáticos utilizados para facilitar o Ensino de Ciências, voltado aos estudantes com deficiência, possuem a capacidade de transformar positivamente o cenário de ensino-aprendizagem marcado por um processo histórico de segregação social, ao promover aulas de ciências mais interativas e inclusivas aos estudantes. Para tanto, a elaboração de estratégias de ensino pautadas na utilização de metodologias ativas funciona como um aporte para a efetivação de uma educação inclusiva, uma vez que objetiva conduzir o estudante a posição de protagonista do conhecimento e de fornecer ao processo educativo um caráter lúdico que seja capaz de estimular a construção do conhecimento através, sobretudo, do desenvolvimento de diferentes habilidades e da valorização da identidade do sujeito. Assim, a pesquisa foi desenvolvida a partir da elaboração de recursos lúdico-pedagógicos para os estudantes com deficiência de duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), correspondentes ao ciclo III e IV, que caracterizam as séries dos anos iniciais da escola-campo do Programa da Residência Pedagógica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), suprojeto Biologia Campus I. Foram elaborados cinco recursos, direcionados aos conteúdos específicos da disciplina de ciências: modelo didático tridimensional sobre “células eucariontes”, “biobingo” para trabalhar a “coleta seletiva”, jogo de tabuleiro sobre “poluição da água e doenças associadas”, dominó e uma fábula para tratar da “classificação dos seres vivos”. Através da utilização dos materiais produzidos, foi observado um entusiasmo significativo dos estudantes em relação às aulas de ciências e isso permitiu atender às demandas particulares dos sujeitos e contemplar a construção de um ensino que valoriza o trabalho coletivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8452_TB3157_08042024205418.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELOISA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "bioheloisarodrigues@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111118 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3157 "inscrito_id" => 8452 "titulo" => "RECURSOS LUDOPEDAGÓGICOS PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Os recursos didáticos utilizados para facilitar o Ensino de Ciências, voltado aos estudantes com deficiência, possuem a capacidade de transformar positivamente o cenário de ensino-aprendizagem marcado por um processo histórico de segregação social, ao promover aulas de ciências mais interativas e inclusivas aos estudantes. Para tanto, a elaboração de estratégias de ensino pautadas na utilização de metodologias ativas funciona como um aporte para a efetivação de uma educação inclusiva, uma vez que objetiva conduzir o estudante a posição de protagonista do conhecimento e de fornecer ao processo educativo um caráter lúdico que seja capaz de estimular a construção do conhecimento através, sobretudo, do desenvolvimento de diferentes habilidades e da valorização da identidade do sujeito. Assim, a pesquisa foi desenvolvida a partir da elaboração de recursos lúdico-pedagógicos para os estudantes com deficiência de duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), correspondentes ao ciclo III e IV, que caracterizam as séries dos anos iniciais da escola-campo do Programa da Residência Pedagógica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), suprojeto Biologia Campus I. Foram elaborados cinco recursos, direcionados aos conteúdos específicos da disciplina de ciências: modelo didático tridimensional sobre “células eucariontes”, “biobingo” para trabalhar a “coleta seletiva”, jogo de tabuleiro sobre “poluição da água e doenças associadas”, dominó e uma fábula para tratar da “classificação dos seres vivos”. Através da utilização dos materiais produzidos, foi observado um entusiasmo significativo dos estudantes em relação às aulas de ciências e isso permitiu atender às demandas particulares dos sujeitos e contemplar a construção de um ensino que valoriza o trabalho coletivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8452_TB3157_08042024205418.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELOISA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "bioheloisarodrigues@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }