O artigo explora a incorporação da extensão curricular na Educação Profissional e Tecnológica a partir das atividades de extensão das Mulheres de Fibra da Cooperativa de Artesanato de Araioses (COART ARAYOS). O estudo buscou compreender como tais atividades podem beneficiar a extensão curricular no Curso Técnico Integrado em Cooperativismo do IFMA Campus Araioses, identificando quais conteúdos e conhecimentos das atividades da cooperativa podem auxiliar na estruturação curricular do curso, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica. A pesquisa de campo, aplicada e qualitativa teve dados gerados através de entrevistas semiestruturadas e Análise de Conteúdo. Participaram nove artesãs da COART ARAYOS. A partir das respostas, os dados foram analisados qualitativamente usando o método de análise de conteúdo de Bardin. As categorias discutidas serviram de norte para essa reflexão que trata da inclusão, valorização da cultura local, desenvolvimento socioeconômico, conflitos interpessoais, desvalorização do trabalho, política pública, infraestrutura pública, formação humana, gestão empreendedora e responsabilidade social. A pesquisa identificou as questões em cada uma das demandas de formação expostas possibilitando uma curricularização da extensão no Curso Técnico Integrado em Cooperativismo no IFMA Campus Araioses voltada ao enraizamento projetivo da existência humana no mundo do trabalho. A pesquisa identificou lacunas existentes e buscou incentivar novos estudos e promover discussões críticas sobre a curricularização da extensão na Educação Profissional e Tecnológica à luz da Pedagogia Histórico-crítica, contribuindo para a formação integral do indivíduo e a legitimação da escola na comunidade. As discussões teóricas trataram sobre currículo (Arroyo, 2013), a concepção extensionista freireana (Freire, 2020), numa trajetória que destaca o trabalho como princípio educativo na Educação Profissional e Tecnológica (Ciavatta, 2012), as suas diretrizes legais e as práticas sociais (Saviani, 2019; 2022).