A inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) é um tema central nas discussões sobre educação inclusiva no Brasil, especialmente quando consideramos a legislação e as políticas educacionais vigentes (Viana, 2020). O objetivo deste estudo refere-se a um estudo bibliográfico, através da seleção de textos nos sites de busca como Scielo e CAPES, com a utilização de descritores. A metodologia utilizada foi inspirada no método de revisão sistemática de literatura (RSL) através de seleção e avaliação criteriosas de publicações nacionais (Rother, 2007). Magalhães, (2019) Menciona as dificuldades que o surdo enfrenta ao ingressar no ensino superior mesmo enfrentando barreiras comunicacionais, pedagógicas, atitudinais e institucionais. Apesar dos avanços nas últimas décadas em relação aos direitos educacionais das pessoas com deficiência, ainda existem lacunas significativas entre as diretrizes legais e a efetivação do acesso e da permanência desses alunos no ensino superior (Silva, 2012). Essa inclusão deve reconhecer os surdos não apenas sob a ótica das concepções dos ouvintes, mas como indivíduos que constroem formas próprias de compreensão, ação no mundo e interação com os outros. (Schneider, 2017). A inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior exige um esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica para superar tais barreiras. Somente através de um compromisso sério com a acessibilidade e a equidade, será possível garantir que esses estudantes tenham a oportunidade de alcançar sucesso acadêmico e profissional.