A TRAJETÓRIA DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E CONQUISTAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113803 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7035 "inscrito_id" => 16694 "titulo" => "A TRAJETÓRIA DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E CONQUISTAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO" "resumo" => "A inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) é um tema central nas discussões sobre educação inclusiva no Brasil, especialmente quando consideramos a legislação e as políticas educacionais vigentes (Viana, 2020). O objetivo deste estudo refere-se a um estudo bibliográfico, através da seleção de textos nos sites de busca como Scielo e CAPES, com a utilização de descritores. A metodologia utilizada foi inspirada no método de revisão sistemática de literatura (RSL) através de seleção e avaliação criteriosas de publicações nacionais (Rother, 2007). Magalhães, (2019) Menciona as dificuldades que o surdo enfrenta ao ingressar no ensino superior mesmo enfrentando barreiras comunicacionais, pedagógicas, atitudinais e institucionais. Apesar dos avanços nas últimas décadas em relação aos direitos educacionais das pessoas com deficiência, ainda existem lacunas significativas entre as diretrizes legais e a efetivação do acesso e da permanência desses alunos no ensino superior (Silva, 2012). Essa inclusão deve reconhecer os surdos não apenas sob a ótica das concepções dos ouvintes, mas como indivíduos que constroem formas próprias de compreensão, ação no mundo e interação com os outros. (Schneider, 2017). A inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior exige um esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica para superar tais barreiras. Somente através de um compromisso sério com a acessibilidade e a equidade, será possível garantir que esses estudantes tenham a oportunidade de alcançar sucesso acadêmico e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16694_TB7035_26102024145436.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICE DE OLIVEIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Janice Ferreira" "autor_email" => "janiceolifer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113803 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7035 "inscrito_id" => 16694 "titulo" => "A TRAJETÓRIA DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E CONQUISTAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO" "resumo" => "A inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) é um tema central nas discussões sobre educação inclusiva no Brasil, especialmente quando consideramos a legislação e as políticas educacionais vigentes (Viana, 2020). O objetivo deste estudo refere-se a um estudo bibliográfico, através da seleção de textos nos sites de busca como Scielo e CAPES, com a utilização de descritores. A metodologia utilizada foi inspirada no método de revisão sistemática de literatura (RSL) através de seleção e avaliação criteriosas de publicações nacionais (Rother, 2007). Magalhães, (2019) Menciona as dificuldades que o surdo enfrenta ao ingressar no ensino superior mesmo enfrentando barreiras comunicacionais, pedagógicas, atitudinais e institucionais. Apesar dos avanços nas últimas décadas em relação aos direitos educacionais das pessoas com deficiência, ainda existem lacunas significativas entre as diretrizes legais e a efetivação do acesso e da permanência desses alunos no ensino superior (Silva, 2012). Essa inclusão deve reconhecer os surdos não apenas sob a ótica das concepções dos ouvintes, mas como indivíduos que constroem formas próprias de compreensão, ação no mundo e interação com os outros. (Schneider, 2017). A inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior exige um esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica para superar tais barreiras. Somente através de um compromisso sério com a acessibilidade e a equidade, será possível garantir que esses estudantes tenham a oportunidade de alcançar sucesso acadêmico e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16694_TB7035_26102024145436.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICE DE OLIVEIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Janice Ferreira" "autor_email" => "janiceolifer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }