Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO PADLET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111456
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3639
    "inscrito_id" => 7242
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO PADLET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "A formação em saúde tem sido tema de constantes reflexões e discussões no âmbito do ensino superior nas últimas três décadas. Especialmente, o ensino de Saúde Coletiva tem se destacado como elemento fundamental para a formação de profissionais de saúde qualificados para atuarem no Sistema Único de Saúde. Dessa forma, este estudo objetivou descrever a experiência a vivenciada na disciplina “Saúde Coletiva” de duas turmas do curso de Fonoaudiologia e Nutrição, utilizando a ferramenta Padlet, que é uma ferramenta online que possibilita a criação de um mural dinâmico e interativo, onde é possível registar, partilhar e compartilhar conteúdo multimídia. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, desenvolvido por meio de um relato de experiência. Participaram 46 acadêmicos (as) do Centro Universitário Inta- UNINTA, em Sobral- Ceará, entre os meses de agosto a novembro de 2023. As atividades foram realizadas a partir da distribuição do link da plataforma, onde os acadêmicos realizaram as atividades propostas sobre o conteúdo abordado em sala de aula. A concretização dessa pesquisa possibilitou a reflexão da prática executada por pelos acadêmicos(as), contribuindo para o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem reflexivo, interativo e crítico, a partir de uma aprendizagem com base nas tecnologias de ensino e comunicação. Portanto, a experiência permitiu constatar que a aplicação de métodos ativos de ensino e aprendizado é imprescindível para a construção do conhecimento libertador, da emancipação e da autonomia dos sujeitos educativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7242_TB3639_08042024233344.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PETRÍLIA ROCHA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Petrília"
    "autor_email" => "petrilia@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111456
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3639
    "inscrito_id" => 7242
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO PADLET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "A formação em saúde tem sido tema de constantes reflexões e discussões no âmbito do ensino superior nas últimas três décadas. Especialmente, o ensino de Saúde Coletiva tem se destacado como elemento fundamental para a formação de profissionais de saúde qualificados para atuarem no Sistema Único de Saúde. Dessa forma, este estudo objetivou descrever a experiência a vivenciada na disciplina “Saúde Coletiva” de duas turmas do curso de Fonoaudiologia e Nutrição, utilizando a ferramenta Padlet, que é uma ferramenta online que possibilita a criação de um mural dinâmico e interativo, onde é possível registar, partilhar e compartilhar conteúdo multimídia. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, desenvolvido por meio de um relato de experiência. Participaram 46 acadêmicos (as) do Centro Universitário Inta- UNINTA, em Sobral- Ceará, entre os meses de agosto a novembro de 2023. As atividades foram realizadas a partir da distribuição do link da plataforma, onde os acadêmicos realizaram as atividades propostas sobre o conteúdo abordado em sala de aula. A concretização dessa pesquisa possibilitou a reflexão da prática executada por pelos acadêmicos(as), contribuindo para o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem reflexivo, interativo e crítico, a partir de uma aprendizagem com base nas tecnologias de ensino e comunicação. Portanto, a experiência permitiu constatar que a aplicação de métodos ativos de ensino e aprendizado é imprescindível para a construção do conhecimento libertador, da emancipação e da autonomia dos sujeitos educativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7242_TB3639_08042024233344.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PETRÍLIA ROCHA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Petrília"
    "autor_email" => "petrilia@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação em saúde tem sido tema de constantes reflexões e discussões no âmbito do ensino superior nas últimas três décadas. Especialmente, o ensino de Saúde Coletiva tem se destacado como elemento fundamental para a formação de profissionais de saúde qualificados para atuarem no Sistema Único de Saúde. Dessa forma, este estudo objetivou descrever a experiência a vivenciada na disciplina “Saúde Coletiva” de duas turmas do curso de Fonoaudiologia e Nutrição, utilizando a ferramenta Padlet, que é uma ferramenta online que possibilita a criação de um mural dinâmico e interativo, onde é possível registar, partilhar e compartilhar conteúdo multimídia. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, desenvolvido por meio de um relato de experiência. Participaram 46 acadêmicos (as) do Centro Universitário Inta- UNINTA, em Sobral- Ceará, entre os meses de agosto a novembro de 2023. As atividades foram realizadas a partir da distribuição do link da plataforma, onde os acadêmicos realizaram as atividades propostas sobre o conteúdo abordado em sala de aula. A concretização dessa pesquisa possibilitou a reflexão da prática executada por pelos acadêmicos(as), contribuindo para o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem reflexivo, interativo e crítico, a partir de uma aprendizagem com base nas tecnologias de ensino e comunicação. Portanto, a experiência permitiu constatar que a aplicação de métodos ativos de ensino e aprendizado é imprescindível para a construção do conhecimento libertador, da emancipação e da autonomia dos sujeitos educativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.