A formação em saúde tem sido tema de constantes reflexões e discussões no âmbito do ensino superior nas últimas três décadas. Especialmente, o ensino de Saúde Coletiva tem se destacado como elemento fundamental para a formação de profissionais de saúde qualificados para atuarem no Sistema Único de Saúde. Dessa forma, este estudo objetivou descrever a experiência a vivenciada na disciplina “Saúde Coletiva” de duas turmas do curso de Fonoaudiologia e Nutrição, utilizando a ferramenta Padlet, que é uma ferramenta online que possibilita a criação de um mural dinâmico e interativo, onde é possível registar, partilhar e compartilhar conteúdo multimídia. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, desenvolvido por meio de um relato de experiência. Participaram 46 acadêmicos (as) do Centro Universitário Inta- UNINTA, em Sobral- Ceará, entre os meses de agosto a novembro de 2023. As atividades foram realizadas a partir da distribuição do link da plataforma, onde os acadêmicos realizaram as atividades propostas sobre o conteúdo abordado em sala de aula. A concretização dessa pesquisa possibilitou a reflexão da prática executada por pelos acadêmicos(as), contribuindo para o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem reflexivo, interativo e crítico, a partir de uma aprendizagem com base nas tecnologias de ensino e comunicação. Portanto, a experiência permitiu constatar que a aplicação de métodos ativos de ensino e aprendizado é imprescindível para a construção do conhecimento libertador, da emancipação e da autonomia dos sujeitos educativos.