A UTILIZAÇÃO DO PADLET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111456 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3639 "inscrito_id" => 7242 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO PADLET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A formação em saúde tem sido tema de constantes reflexões e discussões no âmbito do ensino superior nas últimas três décadas. Especialmente, o ensino de Saúde Coletiva tem se destacado como elemento fundamental para a formação de profissionais de saúde qualificados para atuarem no Sistema Único de Saúde. Dessa forma, este estudo objetivou descrever a experiência a vivenciada na disciplina “Saúde Coletiva” de duas turmas do curso de Fonoaudiologia e Nutrição, utilizando a ferramenta Padlet, que é uma ferramenta online que possibilita a criação de um mural dinâmico e interativo, onde é possível registar, partilhar e compartilhar conteúdo multimídia. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, desenvolvido por meio de um relato de experiência. Participaram 46 acadêmicos (as) do Centro Universitário Inta- UNINTA, em Sobral- Ceará, entre os meses de agosto a novembro de 2023. As atividades foram realizadas a partir da distribuição do link da plataforma, onde os acadêmicos realizaram as atividades propostas sobre o conteúdo abordado em sala de aula. A concretização dessa pesquisa possibilitou a reflexão da prática executada por pelos acadêmicos(as), contribuindo para o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem reflexivo, interativo e crítico, a partir de uma aprendizagem com base nas tecnologias de ensino e comunicação. Portanto, a experiência permitiu constatar que a aplicação de métodos ativos de ensino e aprendizado é imprescindível para a construção do conhecimento libertador, da emancipação e da autonomia dos sujeitos educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7242_TB3639_08042024233344.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PETRÍLIA ROCHA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "Maria Petrília" "autor_email" => "petrilia@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111456 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3639 "inscrito_id" => 7242 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO PADLET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A formação em saúde tem sido tema de constantes reflexões e discussões no âmbito do ensino superior nas últimas três décadas. Especialmente, o ensino de Saúde Coletiva tem se destacado como elemento fundamental para a formação de profissionais de saúde qualificados para atuarem no Sistema Único de Saúde. Dessa forma, este estudo objetivou descrever a experiência a vivenciada na disciplina “Saúde Coletiva” de duas turmas do curso de Fonoaudiologia e Nutrição, utilizando a ferramenta Padlet, que é uma ferramenta online que possibilita a criação de um mural dinâmico e interativo, onde é possível registar, partilhar e compartilhar conteúdo multimídia. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, desenvolvido por meio de um relato de experiência. Participaram 46 acadêmicos (as) do Centro Universitário Inta- UNINTA, em Sobral- Ceará, entre os meses de agosto a novembro de 2023. As atividades foram realizadas a partir da distribuição do link da plataforma, onde os acadêmicos realizaram as atividades propostas sobre o conteúdo abordado em sala de aula. A concretização dessa pesquisa possibilitou a reflexão da prática executada por pelos acadêmicos(as), contribuindo para o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem reflexivo, interativo e crítico, a partir de uma aprendizagem com base nas tecnologias de ensino e comunicação. Portanto, a experiência permitiu constatar que a aplicação de métodos ativos de ensino e aprendizado é imprescindível para a construção do conhecimento libertador, da emancipação e da autonomia dos sujeitos educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7242_TB3639_08042024233344.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PETRÍLIA ROCHA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "Maria Petrília" "autor_email" => "petrilia@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }