A Tecnologia Assistiva como proposta de inclusão vem se tornando um avanço tecnológico, de várias áreas do conhecimento, que interagem para restaurar a função humana. Considerando essa importância da temática, esse estudo tem como objetivo refletir sobre a Inclusão e Tecnologia Assistiva na perspectiva da Educação Especial. Essa reflexão tem como base um levantamento da produção acadêmica por meio de uma abordagem qualitativa, bibliográfica, visando uma observação mais aprofundada do assunto inclusão e tecnologia assistiva na educação especial através das bases de dados da Scielo, Lilacs e Google Acadêmico, tendo como descritores de busca as palavras chaves: Inclusão e Tecnologia Assistiva; Educação Especial e Tecnologia da Informação e Educação Especial no Ensino Regular. Neste contexto os resultados apontam que a Tecnologia Assistiva como ferramenta de inclusão tem se tornado um importante fator na Educação Inclusiva que mediante os achados analisados nos estudos citados. Conclui-se que a tecnologia assistiva ajuda no processo de ensino e aprendizagem do aluno, podendo assim beneficiar-se de interações com colegas de sala e que vem por assim auxiliar no processo de inclusão por meio da tecnologia que facilita cada vez mais a inclusão na educação especial e torna as coisas possíveis a aqueles que possuem deficiência.