A educação no contexto de espaços não formais refere-se a programas e atividades educativas fora do sistema escolar tradicional, mas com um plano de ensino organizado. Ao contrário da educação formal, que é estruturada e ocorre em instituições como escolas e universidades, a educação não formal é mais flexível, adaptando-se às necessidades dos aprendizes e focando em habilidades práticas e desenvolvimento pessoal. Métodos inovadores e interativos ajudam a conectar novos conteúdos com vivências individuais, tornando o aprendizado mais relevante. Para referenciar os estudos desta pesquisa, Jacobucci (2008) inferi que a educação não formal é aquela que acontece em espaços não formais, como qualquer espaço diferente da escola onde pode ocorrer uma ação educativa, ou seja, que pode ser orientada por qualquer indivíduo capacitado no assunto que busca a eficiência em promover o ensino fora da escola ou quaisquer âmbitos educacionais. Para a realização deste estudo, foi conduzida uma pesquisa qualitativa com o objetivo de obter e analisar dados sobre o ensino de química em espaços não formais, com a participação no projeto ENFOR desenvolvido no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. Este projeto envolve estudantes do curso de Licenciatura em Química que estão ativos em projetos de extensão (PIBEX) e pesquisa (PIBIC). O Centro Cultural Cais do Sertão, localizado em Recife, Pernambuco, foi escolhido como local de estudo devido à sua natureza diversificada e educativa. Os resultados indicam que a ciência está intrinsecamente ligada aos aspectos históricos e culturais da região. O estudo ressalta que o ensino de química pode ser integrado aos estudantes através da compreensão da ciência em relação à cultura local, evidenciando a relevância e a contextualização dos conteúdos científicos no ambiente educacional não formal.