DESAFIOS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114438 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7937 "inscrito_id" => 18263 "titulo" => "DESAFIOS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL" "resumo" => "A educação brasileira passa por grandes desafios. É notória a busca por formas de melhorar tal cenário, entretanto, é preciso conhecer a realidade de cada estado, cidade e até mesmo das escolas, pois cada instituição possui suas individualidades. Assim, esse estudo objetivou conhecer e demonstrar, por meio dos professores, os desafios enfrentados por eles no processo educacional. Utilizando-se de caráter qualitativo, a pesquisa envolveu 7 professores de uma escola da rede pública municipal da cidade de Pedro II – PI. Para coleta de dados, foi elaborado um questionário no Google Forms, contendo as seguintes perguntas: quais os desafios que você, como professor da escola municipal Tucuns dos Donatos, enfrenta durante o processo educacional na instituição? O que poderia ser feito para amenizar esses desafios? Em relação à primeira questão, 5 dos 7 professores destacam que o desafio principal está relacionado à falta de alfabetização dos estudantes, assim como destaca o professor 1“o principal desafio é o fato de alguns estudantes ainda não serem alfabetizados. É difícil para eles acompanharem o ritmo dos assuntos em sala”. Já os outros destacam outros aspectos, como a falta de estrutura da escola e dificuldades de deslocamento dos estudantes para a instituição durante o período chuvoso. Na segunda questão, observa-se que os professores acreditam que a solução, principalmente para a falta de alfabetização dos estudantes, seria a aproximação da família e a escola, além de trabalhar a alfabetização dos estudantes de forma específica. Outros destacam que a melhoria da estrutura escolar é fundamental para a boa qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Em síntese, esse estudo reforça que a educação passa por diversos desafios, e como mostrado neste trabalho, eles estão relacionados, principalmente, à alfabetização dos estudantes e à estrutura escolar, e pesquisas nesse sentido são importantes para a melhoria da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID18263_TB7937_04082024121118.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HILDEBRANDO FEITOSA COSTA" "autor_nome_curto" => "HILDEBRANDO" "autor_email" => "hildebrandofeitosa267@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114438 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7937 "inscrito_id" => 18263 "titulo" => "DESAFIOS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL" "resumo" => "A educação brasileira passa por grandes desafios. É notória a busca por formas de melhorar tal cenário, entretanto, é preciso conhecer a realidade de cada estado, cidade e até mesmo das escolas, pois cada instituição possui suas individualidades. Assim, esse estudo objetivou conhecer e demonstrar, por meio dos professores, os desafios enfrentados por eles no processo educacional. Utilizando-se de caráter qualitativo, a pesquisa envolveu 7 professores de uma escola da rede pública municipal da cidade de Pedro II – PI. Para coleta de dados, foi elaborado um questionário no Google Forms, contendo as seguintes perguntas: quais os desafios que você, como professor da escola municipal Tucuns dos Donatos, enfrenta durante o processo educacional na instituição? O que poderia ser feito para amenizar esses desafios? Em relação à primeira questão, 5 dos 7 professores destacam que o desafio principal está relacionado à falta de alfabetização dos estudantes, assim como destaca o professor 1“o principal desafio é o fato de alguns estudantes ainda não serem alfabetizados. É difícil para eles acompanharem o ritmo dos assuntos em sala”. Já os outros destacam outros aspectos, como a falta de estrutura da escola e dificuldades de deslocamento dos estudantes para a instituição durante o período chuvoso. Na segunda questão, observa-se que os professores acreditam que a solução, principalmente para a falta de alfabetização dos estudantes, seria a aproximação da família e a escola, além de trabalhar a alfabetização dos estudantes de forma específica. Outros destacam que a melhoria da estrutura escolar é fundamental para a boa qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Em síntese, esse estudo reforça que a educação passa por diversos desafios, e como mostrado neste trabalho, eles estão relacionados, principalmente, à alfabetização dos estudantes e à estrutura escolar, e pesquisas nesse sentido são importantes para a melhoria da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID18263_TB7937_04082024121118.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HILDEBRANDO FEITOSA COSTA" "autor_nome_curto" => "HILDEBRANDO" "autor_email" => "hildebrandofeitosa267@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }