Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCRITA COLABORATIVA A DOIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS ESTUDOS DE PESQUISADORES DO LABORATÓRIO DO MANUSCRITO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113862
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7113
    "inscrito_id" => 15466
    "titulo" => "ESCRITA COLABORATIVA A DOIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS ESTUDOS DE PESQUISADORES DO LABORATÓRIO DO MANUSCRITO ESCOLAR"
    "resumo" => "A aprendizagem da produção textual escrita envolve um complexo processo em que se entrelaçam conhecimentos linguísticos, textuais, gramaticais; requer considerar as características estruturais e as funções comunicativas dos diferentes gêneros, particularmente no Brasil cujo processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa tem a diversidade textual como unidade de ensino. Esse processo de aprendizagem da língua escrita dá-se, sobretudo, a partir da prática docente e das experiências de produção textual vivenciadas pelos alunos em seu processo de escolarização. Este trabalho visa a analisar como a estratégia didática de produzir textos a dois pode contribuir com a aprendizagem da língua escrita. O corpus de análise é formado por 30 publicações dos pesquisadores do Laboratório do Manuscrito Escolar, selecionadas a partir dos seguintes critérios: a) trabalhos que analisem dados, quando dois alunos combinam e escrevem um único manuscrito; b) livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos Qualis A1-B4, de 2008 a 2024. Analisar cronologicamente essa literatura se justifica porque os trabalhos dos pesquisadores desse laboratório propõem uma nova metodologia de coleta de dados (Sistema Ramos) e tem fomentado investigações nacionais e internacionais sobre a gênese do manuscrito escolar desde 1991, observando como alunos brasileiros, portugueses e franceses dos anos iniciais do Ensino Fundamental (6-9 anos) escrevem manuscritos escolares. Os achados sugerem que a escrita colaborativa: a) permite acesso às estratégias empregadas pelos alunos tanto no planejamento, linearização e revisão textual, quanto para resolver questões ortográficas, gramaticais; b) (des)acordos sobre definição de título e personagens, unidades lexicais, pontuação contribuem para geração de ideias e aprendizagem discente; c) potencializa conhecimento linguístico e atividade metalinguística, à medida que o aluno explica seu ponto de vista para o colega, possibilitando-o rever e/ou aprofundar seus próprios conhecimentos. Escrever a dois também permite acesso à prática docente e aos conteúdos escolares de determinado ano escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15466_TB7113_24102024210841.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENI KELLY SOARES IDALINO FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "KELLY FALCÃO"
    "autor_email" => "idalinokelly@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113862
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7113
    "inscrito_id" => 15466
    "titulo" => "ESCRITA COLABORATIVA A DOIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS ESTUDOS DE PESQUISADORES DO LABORATÓRIO DO MANUSCRITO ESCOLAR"
    "resumo" => "A aprendizagem da produção textual escrita envolve um complexo processo em que se entrelaçam conhecimentos linguísticos, textuais, gramaticais; requer considerar as características estruturais e as funções comunicativas dos diferentes gêneros, particularmente no Brasil cujo processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa tem a diversidade textual como unidade de ensino. Esse processo de aprendizagem da língua escrita dá-se, sobretudo, a partir da prática docente e das experiências de produção textual vivenciadas pelos alunos em seu processo de escolarização. Este trabalho visa a analisar como a estratégia didática de produzir textos a dois pode contribuir com a aprendizagem da língua escrita. O corpus de análise é formado por 30 publicações dos pesquisadores do Laboratório do Manuscrito Escolar, selecionadas a partir dos seguintes critérios: a) trabalhos que analisem dados, quando dois alunos combinam e escrevem um único manuscrito; b) livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos Qualis A1-B4, de 2008 a 2024. Analisar cronologicamente essa literatura se justifica porque os trabalhos dos pesquisadores desse laboratório propõem uma nova metodologia de coleta de dados (Sistema Ramos) e tem fomentado investigações nacionais e internacionais sobre a gênese do manuscrito escolar desde 1991, observando como alunos brasileiros, portugueses e franceses dos anos iniciais do Ensino Fundamental (6-9 anos) escrevem manuscritos escolares. Os achados sugerem que a escrita colaborativa: a) permite acesso às estratégias empregadas pelos alunos tanto no planejamento, linearização e revisão textual, quanto para resolver questões ortográficas, gramaticais; b) (des)acordos sobre definição de título e personagens, unidades lexicais, pontuação contribuem para geração de ideias e aprendizagem discente; c) potencializa conhecimento linguístico e atividade metalinguística, à medida que o aluno explica seu ponto de vista para o colega, possibilitando-o rever e/ou aprofundar seus próprios conhecimentos. Escrever a dois também permite acesso à prática docente e aos conteúdos escolares de determinado ano escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15466_TB7113_24102024210841.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENI KELLY SOARES IDALINO FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "KELLY FALCÃO"
    "autor_email" => "idalinokelly@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A aprendizagem da produção textual escrita envolve um complexo processo em que se entrelaçam conhecimentos linguísticos, textuais, gramaticais; requer considerar as características estruturais e as funções comunicativas dos diferentes gêneros, particularmente no Brasil cujo processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa tem a diversidade textual como unidade de ensino. Esse processo de aprendizagem da língua escrita dá-se, sobretudo, a partir da prática docente e das experiências de produção textual vivenciadas pelos alunos em seu processo de escolarização. Este trabalho visa a analisar como a estratégia didática de produzir textos a dois pode contribuir com a aprendizagem da língua escrita. O corpus de análise é formado por 30 publicações dos pesquisadores do Laboratório do Manuscrito Escolar, selecionadas a partir dos seguintes critérios: a) trabalhos que analisem dados, quando dois alunos combinam e escrevem um único manuscrito; b) livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos Qualis A1-B4, de 2008 a 2024. Analisar cronologicamente essa literatura se justifica porque os trabalhos dos pesquisadores desse laboratório propõem uma nova metodologia de coleta de dados (Sistema Ramos) e tem fomentado investigações nacionais e internacionais sobre a gênese do manuscrito escolar desde 1991, observando como alunos brasileiros, portugueses e franceses dos anos iniciais do Ensino Fundamental (6-9 anos) escrevem manuscritos escolares. Os achados sugerem que a escrita colaborativa: a) permite acesso às estratégias empregadas pelos alunos tanto no planejamento, linearização e revisão textual, quanto para resolver questões ortográficas, gramaticais; b) (des)acordos sobre definição de título e personagens, unidades lexicais, pontuação contribuem para geração de ideias e aprendizagem discente; c) potencializa conhecimento linguístico e atividade metalinguística, à medida que o aluno explica seu ponto de vista para o colega, possibilitando-o rever e/ou aprofundar seus próprios conhecimentos. Escrever a dois também permite acesso à prática docente e aos conteúdos escolares de determinado ano escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.