A aprendizagem da produção textual escrita envolve um complexo processo em que se entrelaçam conhecimentos linguísticos, textuais, gramaticais; requer considerar as características estruturais e as funções comunicativas dos diferentes gêneros, particularmente no Brasil cujo processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa tem a diversidade textual como unidade de ensino. Esse processo de aprendizagem da língua escrita dá-se, sobretudo, a partir da prática docente e das experiências de produção textual vivenciadas pelos alunos em seu processo de escolarização. Este trabalho visa a analisar como a estratégia didática de produzir textos a dois pode contribuir com a aprendizagem da língua escrita. O corpus de análise é formado por 30 publicações dos pesquisadores do Laboratório do Manuscrito Escolar, selecionadas a partir dos seguintes critérios: a) trabalhos que analisem dados, quando dois alunos combinam e escrevem um único manuscrito; b) livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos Qualis A1-B4, de 2008 a 2024. Analisar cronologicamente essa literatura se justifica porque os trabalhos dos pesquisadores desse laboratório propõem uma nova metodologia de coleta de dados (Sistema Ramos) e tem fomentado investigações nacionais e internacionais sobre a gênese do manuscrito escolar desde 1991, observando como alunos brasileiros, portugueses e franceses dos anos iniciais do Ensino Fundamental (6-9 anos) escrevem manuscritos escolares. Os achados sugerem que a escrita colaborativa: a) permite acesso às estratégias empregadas pelos alunos tanto no planejamento, linearização e revisão textual, quanto para resolver questões ortográficas, gramaticais; b) (des)acordos sobre definição de título e personagens, unidades lexicais, pontuação contribuem para geração de ideias e aprendizagem discente; c) potencializa conhecimento linguístico e atividade metalinguística, à medida que o aluno explica seu ponto de vista para o colega, possibilitando-o rever e/ou aprofundar seus próprios conhecimentos. Escrever a dois também permite acesso à prática docente e aos conteúdos escolares de determinado ano escolar.