Este artigo tem como objetivo compreender e debater as concepções do multiculturalismo e sua interação com a educação, baseando-se em uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa sobre o tema. Assim, elegemos as discussões de Vera Maria Candau. O trabalho busca compreender o contexto histórico do Brasil, de modo que a educação e cultura se fizeram importantes, sendo transmitidas em conjunto. Essa composição que é então estruturada ao longo dos séculos resultando em uma miríade de contextos culturais. O não reconhecimento da variedade cultural existente no Brasil dificulta a compreensão dos diversos grupos que coexistem, em razão disso, é preciso entender como o educador irá elucidar esse obstáculo diante das perspectivas oferecidas. A abordagem então precisará ser cuidadosamente estabelecida mediante cada espaço. O multiculturalismo é intrínseco em nosso meio e nos faz repensar sobre nossa própria história (Candau, 2008, p. 17). A importância dessa percepção precisa ser estabelecida para que o educador consiga ter uma melhor troca de experiências no espaço em que irá lecionar, levando em consideração a autenticidade da criança, por conseguinte tendo maior eficácia no ensino precisamente por ter compreensão acerca da diversidade cultural presente. Nesse sentido, a reflexão proposta parte dos desafios do multiculturalismo em seu contexto no Brasil, abrangendo sua importância no ensino, bem como sua importância para que os educadores possam compreender e aplicar sua didática entendendo diversos contextos culturais.