Profissionais da área de educação estão cada vez mais em busca de inovar as práticas pedagógicas, com intuito de aprimorar as dinâmicas de ensino e aprendizagem. Pensando nisso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN) integrou, no edital de 2022 para o subprojeto do curso de Ciências Biológicas, licenciandos das modalidades presencial e à distância (EaD), possibilitando o intercâmbio de experiências vivenciadas no âmbito do aperfeiçoamento da formação docente. A produção da sequência didática e impressão do material 3D foi articulada entre os polos EaD e presencial, garantindo uma troca de conhecimentos e experiências única entre os participantes, que culminou no desenvolvimento de um recurso inovador, que não só enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também proporcionou aos licenciandos uma vivência prática, em equipe, valiosa na construção e aplicação de materiais educativos. O presente relato evidencia a importância dessa experiência entre bolsistas do PIBID Biologia da UFRN, enfatizando as conquistas e superação de desafios da modalidade híbrida, durante a produção e aplicação de um kit didático em 3D sobre o conteúdo de virologia.