Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM VIROLOGIA: INTEGRAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAIS E EAD NO PIBID-BIOLOGIA/UFRN

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114718
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8350
    "inscrito_id" => 19566
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM VIROLOGIA: INTEGRAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAIS E EAD NO PIBID-BIOLOGIA/UFRN"
    "resumo" => "Profissionais da área de educação estão cada vez mais em busca de inovar as práticas pedagógicas, com intuito de aprimorar as dinâmicas de ensino e aprendizagem. Pensando nisso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN) integrou, no edital de 2022 para o subprojeto do curso de Ciências Biológicas, licenciandos das modalidades presencial e à distância (EaD), possibilitando o intercâmbio de experiências vivenciadas no âmbito do aperfeiçoamento da formação docente. A produção da sequência didática e impressão do material 3D foi articulada entre os polos EaD e presencial, garantindo uma troca de conhecimentos e experiências única entre os participantes, que culminou no desenvolvimento de um recurso inovador, que não só enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também proporcionou aos licenciandos uma vivência prática, em equipe, valiosa na construção e aplicação de materiais educativos. O presente relato evidencia a importância dessa experiência entre bolsistas do PIBID Biologia da UFRN, enfatizando as conquistas e superação de desafios da modalidade híbrida, durante a produção e aplicação de um kit didático em 3D sobre o conteúdo de virologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19566_TB8350_06082024195757.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BYANCA CORREIA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Byanca Correia"
    "autor_email" => "byanca.correia11@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114718
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8350
    "inscrito_id" => 19566
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM VIROLOGIA: INTEGRAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAIS E EAD NO PIBID-BIOLOGIA/UFRN"
    "resumo" => "Profissionais da área de educação estão cada vez mais em busca de inovar as práticas pedagógicas, com intuito de aprimorar as dinâmicas de ensino e aprendizagem. Pensando nisso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN) integrou, no edital de 2022 para o subprojeto do curso de Ciências Biológicas, licenciandos das modalidades presencial e à distância (EaD), possibilitando o intercâmbio de experiências vivenciadas no âmbito do aperfeiçoamento da formação docente. A produção da sequência didática e impressão do material 3D foi articulada entre os polos EaD e presencial, garantindo uma troca de conhecimentos e experiências única entre os participantes, que culminou no desenvolvimento de um recurso inovador, que não só enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também proporcionou aos licenciandos uma vivência prática, em equipe, valiosa na construção e aplicação de materiais educativos. O presente relato evidencia a importância dessa experiência entre bolsistas do PIBID Biologia da UFRN, enfatizando as conquistas e superação de desafios da modalidade híbrida, durante a produção e aplicação de um kit didático em 3D sobre o conteúdo de virologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19566_TB8350_06082024195757.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BYANCA CORREIA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Byanca Correia"
    "autor_email" => "byanca.correia11@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Profissionais da área de educação estão cada vez mais em busca de inovar as práticas pedagógicas, com intuito de aprimorar as dinâmicas de ensino e aprendizagem. Pensando nisso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN) integrou, no edital de 2022 para o subprojeto do curso de Ciências Biológicas, licenciandos das modalidades presencial e à distância (EaD), possibilitando o intercâmbio de experiências vivenciadas no âmbito do aperfeiçoamento da formação docente. A produção da sequência didática e impressão do material 3D foi articulada entre os polos EaD e presencial, garantindo uma troca de conhecimentos e experiências única entre os participantes, que culminou no desenvolvimento de um recurso inovador, que não só enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também proporcionou aos licenciandos uma vivência prática, em equipe, valiosa na construção e aplicação de materiais educativos. O presente relato evidencia a importância dessa experiência entre bolsistas do PIBID Biologia da UFRN, enfatizando as conquistas e superação de desafios da modalidade híbrida, durante a produção e aplicação de um kit didático em 3D sobre o conteúdo de virologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.