APLICAÇÃO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS EM DUAS DUAS TURMAS DE OITAVO ANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111143 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3190 "inscrito_id" => 10023 "titulo" => "APLICAÇÃO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS EM DUAS DUAS TURMAS DE OITAVO ANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória presente nos cursos de licenciatura que permite ao discente a oportunidade de presenciar experiências relacionadas à docência. Nesta perspectiva, este trabalho procurou relatar as experiências vivenciadas no decorrer da aplicação de um projeto de intervenção, aplicado durante a disciplina de estágio de regência do ensino fundamental no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Acopiara. A temática selecionada para essa atividade foi a relacionada aos métodos contraceptivos, em duas turmas do oitavo ano de uma escola de ensino fundamental localizada no município de Acopiara, CE. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo apresentar aos estudantes as principais características dos diferentes tipos de métodos contraceptivos evidenciando suas vantagens e desvantagens. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é de extrema importância que os estudantes tenham conhecimento aprofundado de si próprio e a partir disso aprendam a cuidar da sua saúde e do seu bem estar. Tendo em vista esses aspectos, trabalhar sobre métodos contraceptivos em sala de aula se torna importante e necessário de maneira que estes possam adquirir autonomia na escolha de qual método é mais eficaz na prevenção de uma gravidez indesejada e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A aplicação do projeto ocorreu em duas etapas: a) exposição explicativa do conteúdo proposto e imagens ilustrativas, exemplificando as principais diferenças entre os métodos contraceptivos e suas funções; b) realização do jogo didático intitulado "Quem sou eu nos métodos contraceptivos?", promovendo uma dinâmica maior entre os alunos. Durante a aplicação do projeto foi possível observar que os estudantes, em grande maioria, se mostraram curiosos e participativos e conseguiram obter boas pontuações no jogo. A partir desses resultados ficou evidente que os alunos conseguiram obter conhecimentos significativos sobre métodos contraceptivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10023_TB3190_27102024144743.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINY PINHEIRO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "KAROLINY" "autor_email" => "karoliny.pinheiro10@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111143 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3190 "inscrito_id" => 10023 "titulo" => "APLICAÇÃO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS EM DUAS DUAS TURMAS DE OITAVO ANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória presente nos cursos de licenciatura que permite ao discente a oportunidade de presenciar experiências relacionadas à docência. Nesta perspectiva, este trabalho procurou relatar as experiências vivenciadas no decorrer da aplicação de um projeto de intervenção, aplicado durante a disciplina de estágio de regência do ensino fundamental no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Acopiara. A temática selecionada para essa atividade foi a relacionada aos métodos contraceptivos, em duas turmas do oitavo ano de uma escola de ensino fundamental localizada no município de Acopiara, CE. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo apresentar aos estudantes as principais características dos diferentes tipos de métodos contraceptivos evidenciando suas vantagens e desvantagens. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é de extrema importância que os estudantes tenham conhecimento aprofundado de si próprio e a partir disso aprendam a cuidar da sua saúde e do seu bem estar. Tendo em vista esses aspectos, trabalhar sobre métodos contraceptivos em sala de aula se torna importante e necessário de maneira que estes possam adquirir autonomia na escolha de qual método é mais eficaz na prevenção de uma gravidez indesejada e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A aplicação do projeto ocorreu em duas etapas: a) exposição explicativa do conteúdo proposto e imagens ilustrativas, exemplificando as principais diferenças entre os métodos contraceptivos e suas funções; b) realização do jogo didático intitulado "Quem sou eu nos métodos contraceptivos?", promovendo uma dinâmica maior entre os alunos. Durante a aplicação do projeto foi possível observar que os estudantes, em grande maioria, se mostraram curiosos e participativos e conseguiram obter boas pontuações no jogo. A partir desses resultados ficou evidente que os alunos conseguiram obter conhecimentos significativos sobre métodos contraceptivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10023_TB3190_27102024144743.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINY PINHEIRO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "KAROLINY" "autor_email" => "karoliny.pinheiro10@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }