A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110355 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2111 "inscrito_id" => 707 "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS" "resumo" => "Todas as fontes de energia possuem impactos socioambientais associados. No caso da construção de usinas hidrelétricas, as mudanças ambientais são significativas, alterando o ecossistema e influenciando nas políticas públicas locais. Neste contexto, este estudo foi realizado com o objetivo de promover a conscientização ambiental e a compreensão de problemáticas associadas à produção de energia de jovens da educação básica, visando o uso consciente da energia elétrica. Este é um projeto de curricularização da extensão conduzido por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UEMASUL na turma de 8° ano da Escola Municipal Castro Alves I, em Imperatriz/MA. A abordagem utilizada foi de aulas expositivas dialogadas sobre o tema fontes de energia, impactos e propostas de uso consciente da energia elétrica. Posteriormente foi exposta uma maquete visando a simplificar a complexidade destas construções, auxiliando na visualização do objeto de aula. A maquete foi construída dentro de um aquário, explicando o processo de inundações ocasionado pela abertura de comportas e seus efeitos. Por fim foi aplicado um jogo de perguntas e respostas a fim de estimular a interação entre grupos de alunos, o trabalho em equipe e a competitividade saudável, proporcionando oportunidades de aprendizado e ampliação dos conhecimentos. Da interação com os alunos foi possível observar que houve absorção do conteúdo e que a competição os motivou a se esforçarem mais para responder corretamente e ganhar mais pontos, o que aumenta a retenção do conhecimento. Percebe-se que o tema aqui tratado é pouco abordado e discutido nas escolas, uma vez que os alunos pouco sabiam sobre ele. Haja visto o grande impacto da construção de usinas hidrelétricas, que é a fonte mais utilizada de energia no país, verifica-se a necessidade da ampla exposição de possíveis soluções no uso consciente de energia elétrica, de maneira a reduzir a demanda cada vez mais crescente pelo seu uso na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID707_TB2111_17042024190539.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA GABRIELE SILVA DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "Gabi" "autor_email" => "amanda.assis@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110355 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2111 "inscrito_id" => 707 "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS" "resumo" => "Todas as fontes de energia possuem impactos socioambientais associados. No caso da construção de usinas hidrelétricas, as mudanças ambientais são significativas, alterando o ecossistema e influenciando nas políticas públicas locais. Neste contexto, este estudo foi realizado com o objetivo de promover a conscientização ambiental e a compreensão de problemáticas associadas à produção de energia de jovens da educação básica, visando o uso consciente da energia elétrica. Este é um projeto de curricularização da extensão conduzido por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UEMASUL na turma de 8° ano da Escola Municipal Castro Alves I, em Imperatriz/MA. A abordagem utilizada foi de aulas expositivas dialogadas sobre o tema fontes de energia, impactos e propostas de uso consciente da energia elétrica. Posteriormente foi exposta uma maquete visando a simplificar a complexidade destas construções, auxiliando na visualização do objeto de aula. A maquete foi construída dentro de um aquário, explicando o processo de inundações ocasionado pela abertura de comportas e seus efeitos. Por fim foi aplicado um jogo de perguntas e respostas a fim de estimular a interação entre grupos de alunos, o trabalho em equipe e a competitividade saudável, proporcionando oportunidades de aprendizado e ampliação dos conhecimentos. Da interação com os alunos foi possível observar que houve absorção do conteúdo e que a competição os motivou a se esforçarem mais para responder corretamente e ganhar mais pontos, o que aumenta a retenção do conhecimento. Percebe-se que o tema aqui tratado é pouco abordado e discutido nas escolas, uma vez que os alunos pouco sabiam sobre ele. Haja visto o grande impacto da construção de usinas hidrelétricas, que é a fonte mais utilizada de energia no país, verifica-se a necessidade da ampla exposição de possíveis soluções no uso consciente de energia elétrica, de maneira a reduzir a demanda cada vez mais crescente pelo seu uso na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID707_TB2111_17042024190539.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA GABRIELE SILVA DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "Gabi" "autor_email" => "amanda.assis@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }