O presente trabalho discorre as experiências vivenciadas por uma professora em formação inicial do curso de Licenciatura Integral em Ciências, Matemática e Linguagens (LICML) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em duas turmas do 6° ano do ensino fundamental II, em uma escola pública na cidade de Belém, Pará, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), núcleo 2, subprojeto de matemática, no período de junho de 2023 a abril de 2024. A pesquisa é de cunho qualitativa descritiva, ao exporem de forma descritiva e reflexiva, as atividades realizadas, as observações feitas em sala de aula, assim como a importância do Programa Residência Pedagógica na formação e, na prática de aperfeiçoamento dos professores dos cursos de licenciatura, que visa, possibilitar o contato desse profissional em formação com o campo da educação básica. Pois, quando um profissional tem uma formação adequada, conhece o seu futuro ambiente de trabalho e adquire experiências, a construção de sua identidade profissional como docente se torna mais fácil (Pimenta, 2019). As experiências vivenciadas em sala de aula, o planejamento e execução das oficinas, das regências foram de extrema importância para minha formação inicial como professora, pude conhecer a realidade da escola, os pontos positivos e negativos, e as possíveis intervenções a serem feitas, a troca de experiências com meus futuros colegas de profissão e a escrita de trabalhos acadêmicos e participação de congressos.