Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA TIRINHA EM QUADRINHOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE TABELA DE DUPLA ENTRADA PARA ESTUDANTES SURDOS DO 5º ANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109162
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 426
    "inscrito_id" => 2255
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA TIRINHA EM QUADRINHOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE TABELA DE DUPLA ENTRADA PARA ESTUDANTES SURDOS DO 5º ANO"
    "resumo" => "O objetivo geral desse estudo é analisar em que medida a tirinha em quadrinhos pode ser utilizada como material potencialmente significativo na formação de significados do conteúdo sobre a tabela de dupla entrada para estudantes surdos do 5º ano Ensino Fundamental, mediante a aplicação de uma sequência didática em uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Libras. Para tanto, toma-se como base teórica o contexto da Educação Bilíngue para Surdos e a Teoria da Aprendizagem Significativa ausubeliana. No AEE deve ter uma proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos Surdos orientando-se pela concepção bilíngue - Libras e Português escrito, como línguas de instrução destes alunos, nesse sentido, justifica-se que a aprendizagem significativa pelas atividades propostas na sequência didática do componente curricular de matemática no AEE-Libras para estudantes surdos, necessitam partir de seus conhecimentos prévios, advindos de seu ambiente social e cultural. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa ainda em andamento, de natureza aplicada, quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva exploratória, os procedimentos de coleta de dados é a pesquisa de campo com estudo de caso e análise dos dados realizada através de análise de conteúdo (Badin, 2000). Os resultados ainda em análise demonstram que a tirinha em quadrinhos por ser um material multimodal, que respeita e valoriza a cultura surda pode promover maior engajamento dos estudantes surdos na realização das atividades propostas na sequência didática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2255_TB426_10062024141218.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENÁRIA RODRIGUES DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "RENÁRIA CASTRO"
    "autor_email" => "renaria.castro@upe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109162
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 426
    "inscrito_id" => 2255
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA TIRINHA EM QUADRINHOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE TABELA DE DUPLA ENTRADA PARA ESTUDANTES SURDOS DO 5º ANO"
    "resumo" => "O objetivo geral desse estudo é analisar em que medida a tirinha em quadrinhos pode ser utilizada como material potencialmente significativo na formação de significados do conteúdo sobre a tabela de dupla entrada para estudantes surdos do 5º ano Ensino Fundamental, mediante a aplicação de uma sequência didática em uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Libras. Para tanto, toma-se como base teórica o contexto da Educação Bilíngue para Surdos e a Teoria da Aprendizagem Significativa ausubeliana. No AEE deve ter uma proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos Surdos orientando-se pela concepção bilíngue - Libras e Português escrito, como línguas de instrução destes alunos, nesse sentido, justifica-se que a aprendizagem significativa pelas atividades propostas na sequência didática do componente curricular de matemática no AEE-Libras para estudantes surdos, necessitam partir de seus conhecimentos prévios, advindos de seu ambiente social e cultural. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa ainda em andamento, de natureza aplicada, quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva exploratória, os procedimentos de coleta de dados é a pesquisa de campo com estudo de caso e análise dos dados realizada através de análise de conteúdo (Badin, 2000). Os resultados ainda em análise demonstram que a tirinha em quadrinhos por ser um material multimodal, que respeita e valoriza a cultura surda pode promover maior engajamento dos estudantes surdos na realização das atividades propostas na sequência didática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2255_TB426_10062024141218.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENÁRIA RODRIGUES DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "RENÁRIA CASTRO"
    "autor_email" => "renaria.castro@upe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo geral desse estudo é analisar em que medida a tirinha em quadrinhos pode ser utilizada como material potencialmente significativo na formação de significados do conteúdo sobre a tabela de dupla entrada para estudantes surdos do 5º ano Ensino Fundamental, mediante a aplicação de uma sequência didática em uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Libras. Para tanto, toma-se como base teórica o contexto da Educação Bilíngue para Surdos e a Teoria da Aprendizagem Significativa ausubeliana. No AEE deve ter uma proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos Surdos orientando-se pela concepção bilíngue - Libras e Português escrito, como línguas de instrução destes alunos, nesse sentido, justifica-se que a aprendizagem significativa pelas atividades propostas na sequência didática do componente curricular de matemática no AEE-Libras para estudantes surdos, necessitam partir de seus conhecimentos prévios, advindos de seu ambiente social e cultural. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa ainda em andamento, de natureza aplicada, quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva exploratória, os procedimentos de coleta de dados é a pesquisa de campo com estudo de caso e análise dos dados realizada através de análise de conteúdo (Badin, 2000). Os resultados ainda em análise demonstram que a tirinha em quadrinhos por ser um material multimodal, que respeita e valoriza a cultura surda pode promover maior engajamento dos estudantes surdos na realização das atividades propostas na sequência didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.