CONTRIBUIÇÕES DA TIRINHA EM QUADRINHOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE TABELA DE DUPLA ENTRADA PARA ESTUDANTES SURDOS DO 5º ANO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109162 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 426 "inscrito_id" => 2255 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA TIRINHA EM QUADRINHOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE TABELA DE DUPLA ENTRADA PARA ESTUDANTES SURDOS DO 5º ANO" "resumo" => "O objetivo geral desse estudo é analisar em que medida a tirinha em quadrinhos pode ser utilizada como material potencialmente significativo na formação de significados do conteúdo sobre a tabela de dupla entrada para estudantes surdos do 5º ano Ensino Fundamental, mediante a aplicação de uma sequência didática em uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Libras. Para tanto, toma-se como base teórica o contexto da Educação Bilíngue para Surdos e a Teoria da Aprendizagem Significativa ausubeliana. No AEE deve ter uma proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos Surdos orientando-se pela concepção bilíngue - Libras e Português escrito, como línguas de instrução destes alunos, nesse sentido, justifica-se que a aprendizagem significativa pelas atividades propostas na sequência didática do componente curricular de matemática no AEE-Libras para estudantes surdos, necessitam partir de seus conhecimentos prévios, advindos de seu ambiente social e cultural. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa ainda em andamento, de natureza aplicada, quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva exploratória, os procedimentos de coleta de dados é a pesquisa de campo com estudo de caso e análise dos dados realizada através de análise de conteúdo (Badin, 2000). Os resultados ainda em análise demonstram que a tirinha em quadrinhos por ser um material multimodal, que respeita e valoriza a cultura surda pode promover maior engajamento dos estudantes surdos na realização das atividades propostas na sequência didática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2255_TB426_10062024141218.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENÁRIA RODRIGUES DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "RENÁRIA CASTRO" "autor_email" => "renaria.castro@upe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109162 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 426 "inscrito_id" => 2255 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA TIRINHA EM QUADRINHOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE TABELA DE DUPLA ENTRADA PARA ESTUDANTES SURDOS DO 5º ANO" "resumo" => "O objetivo geral desse estudo é analisar em que medida a tirinha em quadrinhos pode ser utilizada como material potencialmente significativo na formação de significados do conteúdo sobre a tabela de dupla entrada para estudantes surdos do 5º ano Ensino Fundamental, mediante a aplicação de uma sequência didática em uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Libras. Para tanto, toma-se como base teórica o contexto da Educação Bilíngue para Surdos e a Teoria da Aprendizagem Significativa ausubeliana. No AEE deve ter uma proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos Surdos orientando-se pela concepção bilíngue - Libras e Português escrito, como línguas de instrução destes alunos, nesse sentido, justifica-se que a aprendizagem significativa pelas atividades propostas na sequência didática do componente curricular de matemática no AEE-Libras para estudantes surdos, necessitam partir de seus conhecimentos prévios, advindos de seu ambiente social e cultural. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa ainda em andamento, de natureza aplicada, quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva exploratória, os procedimentos de coleta de dados é a pesquisa de campo com estudo de caso e análise dos dados realizada através de análise de conteúdo (Badin, 2000). Os resultados ainda em análise demonstram que a tirinha em quadrinhos por ser um material multimodal, que respeita e valoriza a cultura surda pode promover maior engajamento dos estudantes surdos na realização das atividades propostas na sequência didática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2255_TB426_10062024141218.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENÁRIA RODRIGUES DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "RENÁRIA CASTRO" "autor_email" => "renaria.castro@upe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }