Os conteúdos curriculares das Ciências Biológicas e da saúde são, por vezes, complexos e abstratos, exigindo abordagens que favoreçam a compreensão por meio de métodos práticos e interativos. Tal abordagem facilita a assimilação do conhecimento pelo aluno, proporcionando uma experiência significativa e prazerosa, essencial para a aprendizagem almejada. A experimentação, enquanto ferramenta intrinsecamente ligada ao ensino de Ciências, assume um papel central. Por meio da utilização de kits experimentais, os alunos são capacitados a manipular objetos e colaborar com o professor na geração de ideias, sendo considerado uma estratégia complementar ao ensino tradicional (SIQUEIRA et al, 2016). Neste sentido, o projeto “As Coleções Biológicas como instrumento para a educação e o encantamento de alunos e professores das escolas do estado do Rio de Janeiro”, promovido pela Coordenação de Coleções Biológicas (Fiocruz), merece destaque. Este projeto viabilizou a formação continuada de professores da educação básica, por meio de uma imersão em dez Coleções da Fiocruz, entre elas o Museu da Patologia. Neste contexto, a equipe do Museu desenvolveu um kit didático composto por materiais simples e de fácil reprodução, direcionado ao ensino de temáticas de Patologia, Histologia e História das Ciências. Esse kit engloba um jogo de tabuleiro, uma cartilha que destaca figuras pioneiras da Patologia na Fiocruz e um DVD sobre técnicas histopatológicas usadas nas Coleções Biológicas do Museu da Patologia, além de jogos digitais disponibilizados no site do Museu. Esta iniciativa fortaleceu os vínculos entre o museu e a comunidade escolar. Durante as atividades realizadas nas escolas, utilizando-se do kit e de itens do acervo do Museu, foi possível constatar que muitos alunos tiveram seu primeiro contato com material biológico e com uma instituição científica. Acreditamos no potencial do projeto como instrumento de aprendizagem de novos conceitos de forma lúdica e acessível, bem como de divulgação científica.