Este trabalho pretende apresentar uma análise do processo de permanência do público transsexual para ingressar no ensino superior, refletindo sobre suas histórias e resistências para enfrentamento acerca do preconceito, precisamente nas Universidades Públicas de Imperatriz–MA. Este trabalho pretende, por meio de revisão de literatura, organizar as informações existentes sobre a evasão e indicar as diretrizes para futuros estudos. Deste modo, utilizaremos a pesquisa qualitativa com as narrativas orais, visto que essa abordagem possibilita a estratégia de produção de dados. Inicialmente, observou-se a relevância de se discutir e o questionar sobre as táticas para manter esse grupo na universidade e como as instituições de ensino abordam as políticas institucionais voltadas para pessoas trans. Ademais, supõe-se que as narrativas permitirão uma compreensão mais clara e sólida do processo de construção de identidade e aceitação dessas pessoas. Nesse contexto, o presente estudo discutirá sobre o perfil econômico das/os entrevistadas/os, partir das questões relacionadas aos recursos financeiros de cada um/uma, visando entender o que leva a marginalização histórica dessa população. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é demonstrar a vulnerabilidade socioeconômica e outros fatores, que podem ser reflexo também as práticas exclusivas da Universidade. Por fim, conclui-se que é importante conhecer e trazer a temática para a comunidade acadêmica é outro passo indispensável, e que o acesso em universidades para grupos em desvantagens sociais requer ser pensando para além do ingresso, uma vez que implica na permanência dessas pessoas, nesse contexto, cabe à IES dispor de divulgação para a promoção de discussões que promovam esses debates.