Este artigo apresenta uma pesquisa de campo acerca dos desafios diários implicados aos docentes do ensino fundamental em trabalharem com alunos com deficiências. Pois, a educação inclusiva está trazendo inquietações, não só para os docentes, mas para toda equipe pedagógica. Logo, traz como objetivo geral analisar as dificuldades enfrentadas pelo professor em sala de aula ao acolher alunos com deficiência. Onde a falta de formação e despreparo do docente e da escola, traz consigo um dos principais gargalhos a inclusão. Todavia, existe uma cobrança referente ao aprendizado no decorrer do ano letivo. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental dos anos iniciais, localizada em um povoado na cidade de Cumaru-PE. O estudo apresenta uma linha de pesquisa qualitativa, com viés para a pesquisa de campo, documental e bibliográfica, onde foram elaborados questionários aos docentes e coordenadores pedagógicos, além de observação do cotidiano escolar. Foi observado que a priori ao ato de incluir o estudante, faz-se necessário à formação docente. Fato este que é uma prática quase que inexistente. É perceptível salas de aulas com mais de um aluno com deficiência, onde para transparecer um “cuido”, se coloca um apoio escolar para o mesmo, e na prática a inclusão não existiu. Houve uma imersão do estudante em uma sala regular. É evidente que não se precisa necessariamente de “apoios” para a educação especial. Mais sim, de formações continuadas onde o professor terá base de conhecimento para lhe dá com diversas deficiências, onde esse público cresce a cada dia.