Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR DA SALA REGULAR EM ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110338
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2086
    "inscrito_id" => 9687
    "titulo" => "AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR DA SALA REGULAR EM ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa de campo acerca dos desafios diários implicados aos docentes do ensino fundamental em trabalharem com alunos com deficiências. Pois, a educação inclusiva está trazendo inquietações, não só para os docentes, mas para toda equipe pedagógica. Logo, traz como objetivo geral analisar as dificuldades enfrentadas pelo professor em sala de aula ao acolher alunos com deficiência. Onde a falta de formação e despreparo do docente e da escola, traz consigo um dos principais gargalhos a inclusão. Todavia, existe uma cobrança referente ao aprendizado no decorrer do ano letivo. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental dos anos iniciais, localizada em um povoado na cidade de Cumaru-PE. O estudo apresenta uma linha de pesquisa qualitativa, com viés para a pesquisa de campo, documental e bibliográfica, onde foram elaborados questionários aos docentes e coordenadores pedagógicos, além de observação do cotidiano escolar. Foi observado que a priori ao ato de incluir o estudante, faz-se necessário à formação docente. Fato este que é uma prática quase que inexistente. É perceptível salas de aulas com mais de um aluno com deficiência, onde para transparecer um “cuido”, se coloca um apoio escolar para o mesmo, e na prática a inclusão não existiu. Houve uma imersão do estudante em uma sala regular. É evidente que não se precisa necessariamente de “apoios” para a educação especial. Mais sim, de formações continuadas onde o professor terá base de conhecimento para lhe dá com diversas deficiências, onde esse público cresce a cada dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9687_TB2086_12102024214633.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENISE MARIA DE AZEVÊDO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALDENISE"
    "autor_email" => "valdenise06ferreira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110338
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2086
    "inscrito_id" => 9687
    "titulo" => "AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR DA SALA REGULAR EM ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa de campo acerca dos desafios diários implicados aos docentes do ensino fundamental em trabalharem com alunos com deficiências. Pois, a educação inclusiva está trazendo inquietações, não só para os docentes, mas para toda equipe pedagógica. Logo, traz como objetivo geral analisar as dificuldades enfrentadas pelo professor em sala de aula ao acolher alunos com deficiência. Onde a falta de formação e despreparo do docente e da escola, traz consigo um dos principais gargalhos a inclusão. Todavia, existe uma cobrança referente ao aprendizado no decorrer do ano letivo. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental dos anos iniciais, localizada em um povoado na cidade de Cumaru-PE. O estudo apresenta uma linha de pesquisa qualitativa, com viés para a pesquisa de campo, documental e bibliográfica, onde foram elaborados questionários aos docentes e coordenadores pedagógicos, além de observação do cotidiano escolar. Foi observado que a priori ao ato de incluir o estudante, faz-se necessário à formação docente. Fato este que é uma prática quase que inexistente. É perceptível salas de aulas com mais de um aluno com deficiência, onde para transparecer um “cuido”, se coloca um apoio escolar para o mesmo, e na prática a inclusão não existiu. Houve uma imersão do estudante em uma sala regular. É evidente que não se precisa necessariamente de “apoios” para a educação especial. Mais sim, de formações continuadas onde o professor terá base de conhecimento para lhe dá com diversas deficiências, onde esse público cresce a cada dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9687_TB2086_12102024214633.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENISE MARIA DE AZEVÊDO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALDENISE"
    "autor_email" => "valdenise06ferreira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de campo acerca dos desafios diários implicados aos docentes do ensino fundamental em trabalharem com alunos com deficiências. Pois, a educação inclusiva está trazendo inquietações, não só para os docentes, mas para toda equipe pedagógica. Logo, traz como objetivo geral analisar as dificuldades enfrentadas pelo professor em sala de aula ao acolher alunos com deficiência. Onde a falta de formação e despreparo do docente e da escola, traz consigo um dos principais gargalhos a inclusão. Todavia, existe uma cobrança referente ao aprendizado no decorrer do ano letivo. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental dos anos iniciais, localizada em um povoado na cidade de Cumaru-PE. O estudo apresenta uma linha de pesquisa qualitativa, com viés para a pesquisa de campo, documental e bibliográfica, onde foram elaborados questionários aos docentes e coordenadores pedagógicos, além de observação do cotidiano escolar. Foi observado que a priori ao ato de incluir o estudante, faz-se necessário à formação docente. Fato este que é uma prática quase que inexistente. É perceptível salas de aulas com mais de um aluno com deficiência, onde para transparecer um “cuido”, se coloca um apoio escolar para o mesmo, e na prática a inclusão não existiu. Houve uma imersão do estudante em uma sala regular. É evidente que não se precisa necessariamente de “apoios” para a educação especial. Mais sim, de formações continuadas onde o professor terá base de conhecimento para lhe dá com diversas deficiências, onde esse público cresce a cada dia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.