O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da Biblioteca Comunitária do Poço da Panela, localizada na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, como agente de democratização do acesso à literatura, cultura e informação, além da promoção de atividades sociais para formação humana e cidadã. Diante disso, apresentamos como problemática: quais os desafios enfrentados na composição e manutenção desse espaço. No que concerne à metodologia, este trabalho possui abordagem qualitativa, exploratória, bibliográfica e de campo. Utilizamos ainda a entrevista semi-estruturada. A partir das análises, compreendemos a Biblioteca Comunitária como um símbolo de resistência e inclusão social local. Estudar esses espaços não formais de educação é crucial para compreender as lutas sociais contemporâneas e ampliar as práticas pedagógicas além do âmbito escolar. Os profissionais da educação se beneficiam dessa compreensão, pois essas instituições complementam e desafiam os paradigmas educacionais estabelecidos, oferecendo oportunidades de aprendizagem mais inclusivas e diversificadas. O conhecimento sobre bibliotecas comunitárias e outros espaços não escolares fortalece o compromisso com a justiça social e a igualdade de oportunidades educacionais, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva. Porém, foi possível apreender que a Biblioteca enfrenta dificuldades como a falta de acessibilidade, questões estruturais, financeiras e a falta da participação ativa da comunidade com o espaço e suas atividades promovidas.