CONTEXTOS POÉTICOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE PEQUENOS LEITORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108914 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 3769 "titulo" => "CONTEXTOS POÉTICOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE PEQUENOS LEITORES" "resumo" => "O presente artigo surgiu da necessidade de provocar uma reflexão sobre as práticas formadoras de pequenos leitores, a partir do trabalho desenvolvido em sala de aula com as crianças do Grupo II da Educação Infantil do Sesc Ler de São Raimundo Nonato – Piauí, no decorrer do ano de 2023. O mesmo possui como aporte teórico o desenvolvimento de possibilidades desafiadoras na escola que estimule os vínculos com as práticas de oralidade, leitura e escrita, com diversos portares de texto, nesse caso o poema, desde os primeiros anos de vida escolar. A exploração dessa temática justifica, pois traz em seu processo de ensino e aprendizagem com as crianças, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e a sensibilidade, que fomenta, a partir disso, em novas percepções cognitivas. Aqui se apresenta um levantamento em contexto teórico e prático, com abordagem qualitativa na interpretação de dados do contexto diário em sala de aula e bibliográfico que permitiu uma melhor compreensão sobre a temática, discutindo a importância da imersão da criança na cultura da linguagem falada e escrita com a exploração de textos poéticos em sala de aula, entendendo-os em sua potência para o seu desenvolvimento. Todas essas reflexões constituem-se como fundamentais para que os educadores desenvolvam, através da literatura infantil, o prazer pela leitura e exploração de poemas e a ampliação do conhecimento de mundo, para que a criança se aproprie cada vez mais da cultura poética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3769_TB82_05042024201724.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DE JESUS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elianejbs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108914 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 3769 "titulo" => "CONTEXTOS POÉTICOS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE PEQUENOS LEITORES" "resumo" => "O presente artigo surgiu da necessidade de provocar uma reflexão sobre as práticas formadoras de pequenos leitores, a partir do trabalho desenvolvido em sala de aula com as crianças do Grupo II da Educação Infantil do Sesc Ler de São Raimundo Nonato – Piauí, no decorrer do ano de 2023. O mesmo possui como aporte teórico o desenvolvimento de possibilidades desafiadoras na escola que estimule os vínculos com as práticas de oralidade, leitura e escrita, com diversos portares de texto, nesse caso o poema, desde os primeiros anos de vida escolar. A exploração dessa temática justifica, pois traz em seu processo de ensino e aprendizagem com as crianças, o desenvolvimento da imaginação, da expressão e a sensibilidade, que fomenta, a partir disso, em novas percepções cognitivas. Aqui se apresenta um levantamento em contexto teórico e prático, com abordagem qualitativa na interpretação de dados do contexto diário em sala de aula e bibliográfico que permitiu uma melhor compreensão sobre a temática, discutindo a importância da imersão da criança na cultura da linguagem falada e escrita com a exploração de textos poéticos em sala de aula, entendendo-os em sua potência para o seu desenvolvimento. Todas essas reflexões constituem-se como fundamentais para que os educadores desenvolvam, através da literatura infantil, o prazer pela leitura e exploração de poemas e a ampliação do conhecimento de mundo, para que a criança se aproprie cada vez mais da cultura poética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3769_TB82_05042024201724.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DE JESUS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elianejbs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }