VALORIZAÇÃO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS HUMANAS: UM OLHAR PARA A DIVERSIDADE CULTURAL
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Este trabalho apresenta reflexões sobre a identidade e a importância destes grupos para a preservação ambiental dos biomas brasileiros e tem como questão central: em que medida torna-se importante incluir temas relacionados aos povos e comunidades tradicionais nos currículos de Ciências Humanas da educação básica? Trata-se do resultado de pesquisas desenvolvidas durante a realização das disciplinas de Laboratório de Práticas Integradoras I e Estágio Supervisionado em Ciências Humanas, em 2023, no curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do ABC. Como base teórica, destacamos os seguintes autores: Antônio Carlos Diegues, Carlos Rodrigues Brandão, Lisângela Kati do Nascimento e Alessandra Leal, os quais têm como foco de estudo as comunidades tradicionais; e Miguel Arroyo que nos traz importantes contribuições sobre currículo escolar; além de documentos relacionados à legislação e normativas sobre comunidades tradicionais. 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