O objetivo central deste estudo teórico, busca compreender sobre a importância da aprendizagem contínua e significativa ao longo da vida, destacando a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como fundamentação teórica, o texto parte dos pressupostos epistemológicos acerca do conceito de aprendizagem contínua e significativa na promoção de uma cultura de aprendizagem ao longo da vida, utilizando-se das ideias de Ivo e Hypolito (2012), Marques (2021), Pozo (2002), dentre outros. A aprendizagem continuada e significativa é vista como um processo onde novos conhecimentos são incorporados às estruturas mentais existentes, promovendo a metacognição. A EJA por sua vez, ligada à Educação Profissional e Tecnológica, atende indivíduos que não concluíram a educação formal na idade adequada. Essa modalidade de ensino busca integrar jovens e adultos no mercado de trabalho, promovendo a inclusão social, a cidadania crítico-reflexivo e de compreensão. A metodologia utilizada é de natureza exploratória e de cunho bibliográfico. Como resultados iniciais, evidencia-se que a experiência de aprender deve ser continuada, prazerosa e significativa, envolvendo os alunos ativamente e que os professores da EJA desempenham um papel crucial, necessitando de um perfil específico para entender e atender às necessidades de seus alunos.