O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112501 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5159 "inscrito_id" => 13145 "titulo" => "O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A educação ambiental é importante para incentivar a formação cidadã e contribuir para uma formação crítica e reflexiva, o que implica em hábitos e atitudes conscientes na relação homem e meio ambiente. A escola deve trabalhar com intuito de estimular as práticas sustentáveis para conservar e proteger o ambiente em que habitam e conservá-lo para as futuras gerações. Além de ser um espaço de construção de conhecimentos e desenvolvimento de valores, atitudes, participação ativa e transformação do contexto que estão inseridos. Diante disso, o presente trabalho teve o objetivo de verificar o que dizem os professores de Ciências sobre Educação Ambiental e como aplicam em suas aulas. A pesquisa se caracteriza com abordagem qualitativa e constitui-se com base em uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário com professores do ensino médio da rede estadual de ensino de Chapadinha-MA. Os resultados demonstraram a necessidade de dialogar com maior aprofundamento sobre a temática educação ambiental. Os professores relataram que trabalham sobre o assunto, entretanto, quando estão inseridos no livro didático ou em oportunidades como datas em alusão ao meio ambiente. Pontuam ainda que, em algumas atividades foram realizadas aulas práticas em campo para verificar e dialogar sobre o meio ambiente. Diante disso, concluiu-se que os professores percebem a importância da educação ambiental para a sociedade atual e para as futuras gerações, entretanto, precisa-se ter sua inserção na sala de aula de maneira mais contínua para haver mudança de postura diante das questões ambientais no contexto social e escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13145_TB5159_27102024162811.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ERIKA DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA Erika" "autor_email" => "maria.erika@discente.ufma.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112501 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5159 "inscrito_id" => 13145 "titulo" => "O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A educação ambiental é importante para incentivar a formação cidadã e contribuir para uma formação crítica e reflexiva, o que implica em hábitos e atitudes conscientes na relação homem e meio ambiente. A escola deve trabalhar com intuito de estimular as práticas sustentáveis para conservar e proteger o ambiente em que habitam e conservá-lo para as futuras gerações. Além de ser um espaço de construção de conhecimentos e desenvolvimento de valores, atitudes, participação ativa e transformação do contexto que estão inseridos. Diante disso, o presente trabalho teve o objetivo de verificar o que dizem os professores de Ciências sobre Educação Ambiental e como aplicam em suas aulas. A pesquisa se caracteriza com abordagem qualitativa e constitui-se com base em uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário com professores do ensino médio da rede estadual de ensino de Chapadinha-MA. Os resultados demonstraram a necessidade de dialogar com maior aprofundamento sobre a temática educação ambiental. Os professores relataram que trabalham sobre o assunto, entretanto, quando estão inseridos no livro didático ou em oportunidades como datas em alusão ao meio ambiente. Pontuam ainda que, em algumas atividades foram realizadas aulas práticas em campo para verificar e dialogar sobre o meio ambiente. Diante disso, concluiu-se que os professores percebem a importância da educação ambiental para a sociedade atual e para as futuras gerações, entretanto, precisa-se ter sua inserção na sala de aula de maneira mais contínua para haver mudança de postura diante das questões ambientais no contexto social e escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13145_TB5159_27102024162811.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ERIKA DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA Erika" "autor_email" => "maria.erika@discente.ufma.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }