Atualmente, o ensino da matemática tem enfrentado desafios no tocante ao interesse por parte dos alunos ao estudo da disciplina, dessa forma, torna-se cada vez mais desafiador o ensino de forma tradicional. Contudo, novas metodologias surgem, e com isso abre-se espaço para uma forma de ensino construtivista que traz o aluno como centro do processo de ensino aprendizagem. A Etnomatemática busca entender como processos matemáticos foram criados ao longo do tempo por diferentes culturas, desse modo, possibilitando perceber outras práticas matemáticas alternativas às práticas convencionais estudadas em sala de aula. O presente artigo tem por finalidade demostrar as práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo, em turmas de 7º ano do ensino fundamental. Usando a Etnomatemática como metodologia de pesquisa, os alunos foram instruídos a investigarem as diversas formas de matemáticas praticadas por seus familiares e conhecidos, com isso, buscando compreender como que o conhecimento matemático foi adquirido por tal pessoa e a origem desse conhecimento. Além disso, outros aspectos estudados em sala foram os conhecimentos matemáticos oriundos de povos indígenas, bem como os conhecimentos de matrizes africanas. Ao final, os alunos puderam fazer comparações com os saberes matemáticos específicos do local onde vivem com saberes advindos de outras culturas, dessa forma fazendo um paralelo do que é estudado tradicionalmente na escola com o saber cultural de sua localidade.