ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM TESES E DISSERTAÇÕES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113980 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7279 "inscrito_id" => 17763 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM TESES E DISSERTAÇÕES" "resumo" => "Esta pesquisa busca levantar as estratégias utilizadas no ensino de matemática voltadas a estudantes com deficiência visual a partir da literatura científica, tendo como pergunta de pesquisa norteadora o que a literatura científica aponta como estratégias utilizadas no ensino de matemática voltadas para estudantes com deficiência visual? O ensino de matemática para estudantes com deficiência visual apresenta desafios únicos que requerem abordagens pedagógicas adaptadas. A ausência de visão dificulta a compreensão de elementos visuais, exigindo que educadores desenvolvam e apliquem estratégias específicas para assegurar a inclusão desses alunos. Nesse contexto, autores como Miranda (2016), Tavares (2018) e Braga (2023) ressaltam a importância de implementar medidas que promovam a aprendizagem de matemática para estudantes com deficiência visual, de forma que transcendam o aspecto puramente visual, visando assegurar uma compreensão efetiva dos conceitos matemáticos abordados nas aulas. Este estudo baseia-se na análise de teses e dissertações dos últimos cinco anos (2019-2023). Foram utilizados os seguintes termos de busca: "Ensino de Matemática" (Teaching Mathematics) e "Deficiência Visual" (Visual impairment) em duas bases de dados: BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, resultando em 32 documentos. Após a eliminação de duplicações e arquivos não encontrados, restaram 26 documentos. Os resultados indicam diversas estratégias recomendadas pela literatura científica, incluindo o uso de materiais táteis, tecnologias assistivas, a adaptação de conteúdos visuais para formatos acessíveis, e a formação docente para lidar com as necessidades específicas desses alunos. Considera-se que a literatura científica oferece um vasto repertório de estratégias para o ensino de matemática a estudantes com deficiência visual, destacando a importância de práticas inclusivas e adaptativas. No entanto, é crucial promover uma maior disseminação dessas metodologias e investir em formação contínua para educadores, visando a efetiva inclusão desses alunos no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17763_TB7279_14102024171729.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "PEDRO HENRIQUE" "autor_email" => "pedro.hl@urca.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113980 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7279 "inscrito_id" => 17763 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM TESES E DISSERTAÇÕES" "resumo" => "Esta pesquisa busca levantar as estratégias utilizadas no ensino de matemática voltadas a estudantes com deficiência visual a partir da literatura científica, tendo como pergunta de pesquisa norteadora o que a literatura científica aponta como estratégias utilizadas no ensino de matemática voltadas para estudantes com deficiência visual? O ensino de matemática para estudantes com deficiência visual apresenta desafios únicos que requerem abordagens pedagógicas adaptadas. A ausência de visão dificulta a compreensão de elementos visuais, exigindo que educadores desenvolvam e apliquem estratégias específicas para assegurar a inclusão desses alunos. Nesse contexto, autores como Miranda (2016), Tavares (2018) e Braga (2023) ressaltam a importância de implementar medidas que promovam a aprendizagem de matemática para estudantes com deficiência visual, de forma que transcendam o aspecto puramente visual, visando assegurar uma compreensão efetiva dos conceitos matemáticos abordados nas aulas. Este estudo baseia-se na análise de teses e dissertações dos últimos cinco anos (2019-2023). Foram utilizados os seguintes termos de busca: "Ensino de Matemática" (Teaching Mathematics) e "Deficiência Visual" (Visual impairment) em duas bases de dados: BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, resultando em 32 documentos. Após a eliminação de duplicações e arquivos não encontrados, restaram 26 documentos. Os resultados indicam diversas estratégias recomendadas pela literatura científica, incluindo o uso de materiais táteis, tecnologias assistivas, a adaptação de conteúdos visuais para formatos acessíveis, e a formação docente para lidar com as necessidades específicas desses alunos. Considera-se que a literatura científica oferece um vasto repertório de estratégias para o ensino de matemática a estudantes com deficiência visual, destacando a importância de práticas inclusivas e adaptativas. No entanto, é crucial promover uma maior disseminação dessas metodologias e investir em formação contínua para educadores, visando a efetiva inclusão desses alunos no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17763_TB7279_14102024171729.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "PEDRO HENRIQUE" "autor_email" => "pedro.hl@urca.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }