A Educação Infantil, no Brasil, tem passado por avanços e recuos, mudanças e inovações, desde seu surgimento até os dias atuais. Embora em seu começo a Educação Infantil tenha apresentado uma postura assistencialista, as mudanças que ocorreram ao longo dos anos lhe deixa, na atualidade, com a função de cuidar e educar. Destaca-se como ponto importante para a evolução curricular da Educação Infantil, no Brasil, a implementação da Base Nacional Comum Curricular, por meio da Resolução CNE/CP/2017, que estabelece referenciais e diretrizes para as instituições de ensino, no que diz respeito à elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para todos os ciclos da educação básica. Assim, o artigo apresenta algumas considerações sobre a importância do currículo para o planejamento e a prática pedagógica do ensino infantil, contribuindo para uma melhor compreensão de como esse subsídio permite uma educação de qualidade e com eficiência para a formação integral das crianças. O currículo orienta as Instituições de Educação Infantil para a efetivação da sua função, e o Projeto Político Pedagógico define as metas a serem alcançadas para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Para executar esse projeto a instituição organiza um Currículo, ou seja, as práticas educacionais que envolvem o conhecimento e as relações sociais, bem como as experiências vivenciadas pelas crianças. Aponta-se como resultado das pesquisas para realização deste artigo que, somente seguindo as recomendações dos documentos que regem o ensino infantil no Brasil é que as instituições podem de fato, atender com excelências as crianças de zero a cinco anos de idade nelas matriculadas, reafirmando e garantindo que o dever do Estado seja cumprido na íntegra e, certamente os futuros cidadãos terão, em sua formação inicial, adquirido e construindo noções de cidadania, criticidade, responsabilidade, autocuidado e valores essenciais para a vida harmônica em sociedade.