O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110002 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1593 "inscrito_id" => 5439 "titulo" => "O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O objetivo desse artigo explora as vantagens do uso do portfólio, incluindo sua capacidade de promover uma avaliação mais autêntica e contextualizada, bem como de incentivar a reflexão e o desenvolvimento pessoal dos alunos. Além disso, destaca-se a importância da orientação e feedback dos educadores no processo de criação do portfólio, garantindo que os critérios de avaliação sejam claros e consistentes. Como justificativa para esse estudo entende-se que é de grande relevância e atualidade no campo da educação por diversas razões. Em primeiro lugar, o ensino superior enfrenta constantemente o desafio de adotar métodos de avaliação que sejam mais adequados para medir a complexidade e a profundidade do aprendizado dos alunos em diversas disciplinas e áreas de conhecimento. Nesse sentido, o uso do portfólio como ferramenta de avaliação oferece uma abordagem mais holística e contextualizada, permitindo que os alunos demonstrem não apenas o domínio de conteúdos específicos, mas também habilidades como análise crítica, pensamento criativo e resolução de problemas. A metodologia utilizada para pesquisa é exploratória, qualitativa, tendo como base a pesquisa bibliográfica a partir da análise de estudiosos que pesquisaram sobre a temática. O estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando como referenciais teóricos, Araújo (2019), Perrenoud (1999), Zabala (2014), Nóvoa (2014), Libânio (2010), Zoppo et all (2022) entre outros. A presente pesquisa se desenvolve na disciplina de Alfabetização e Letramento, na qual optei por trabalhar o portfólio como uma das ferramentas de avaliação. A intencionalidade do uso do portfólio como ferramenta de avaliação no ensino superior está alinhada com uma abordagem educacional centrada no aluno, que valoriza a autonomia, a reflexão e o desenvolvimento pessoal. Ao incentivar os alunos a selecionarem e organizarem trabalhos e evidências de aprendizagem ao longo do tempo, o portfólio promove uma maior autoconsciência e responsabilidade pelo próprio processo de aprendizado, preparando os alunos para os desafios e demandas do mundo acadêmico e profissional. Os resultados esperados podem levar a uma avaliação mais abrangente e contextualizada, autêntica, feedback mais personalizado, estímulo à criatividade e expressão pessoal, promoção de aprendizagem significativa do aprendizado dos alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional, tanto para os alunos quanto para os educadores e instituições de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5439_TB1593_16102024144142.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANEIDE DOURADO MARTINS" "autor_nome_curto" => "Neide Dourado" "autor_email" => "neidedourado66@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110002 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1593 "inscrito_id" => 5439 "titulo" => "O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O objetivo desse artigo explora as vantagens do uso do portfólio, incluindo sua capacidade de promover uma avaliação mais autêntica e contextualizada, bem como de incentivar a reflexão e o desenvolvimento pessoal dos alunos. Além disso, destaca-se a importância da orientação e feedback dos educadores no processo de criação do portfólio, garantindo que os critérios de avaliação sejam claros e consistentes. Como justificativa para esse estudo entende-se que é de grande relevância e atualidade no campo da educação por diversas razões. Em primeiro lugar, o ensino superior enfrenta constantemente o desafio de adotar métodos de avaliação que sejam mais adequados para medir a complexidade e a profundidade do aprendizado dos alunos em diversas disciplinas e áreas de conhecimento. Nesse sentido, o uso do portfólio como ferramenta de avaliação oferece uma abordagem mais holística e contextualizada, permitindo que os alunos demonstrem não apenas o domínio de conteúdos específicos, mas também habilidades como análise crítica, pensamento criativo e resolução de problemas. A metodologia utilizada para pesquisa é exploratória, qualitativa, tendo como base a pesquisa bibliográfica a partir da análise de estudiosos que pesquisaram sobre a temática. O estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando como referenciais teóricos, Araújo (2019), Perrenoud (1999), Zabala (2014), Nóvoa (2014), Libânio (2010), Zoppo et all (2022) entre outros. A presente pesquisa se desenvolve na disciplina de Alfabetização e Letramento, na qual optei por trabalhar o portfólio como uma das ferramentas de avaliação. A intencionalidade do uso do portfólio como ferramenta de avaliação no ensino superior está alinhada com uma abordagem educacional centrada no aluno, que valoriza a autonomia, a reflexão e o desenvolvimento pessoal. Ao incentivar os alunos a selecionarem e organizarem trabalhos e evidências de aprendizagem ao longo do tempo, o portfólio promove uma maior autoconsciência e responsabilidade pelo próprio processo de aprendizado, preparando os alunos para os desafios e demandas do mundo acadêmico e profissional. Os resultados esperados podem levar a uma avaliação mais abrangente e contextualizada, autêntica, feedback mais personalizado, estímulo à criatividade e expressão pessoal, promoção de aprendizagem significativa do aprendizado dos alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional, tanto para os alunos quanto para os educadores e instituições de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5439_TB1593_16102024144142.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANEIDE DOURADO MARTINS" "autor_nome_curto" => "Neide Dourado" "autor_email" => "neidedourado66@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }